RAPTO MASSIVO EM MOCÍMBOA DA PRAIA?
No dia 23/01/2008 foi raptado, por desconhecidos, em Mocímboa da Praia o cidadão Momade Hamade que fora conduzido para um acampamento onde se encontravam cerca de vinte pessoas de ambos sexos que se encontrava igualmente na condição de raptadas. Dentre os malfeitores seis eram brancos e dois negros falantes de português, mas com sotaque xangane segundo reporta o Sr Hamade que escapuliu-se alegando pretender ir a casa de banho.
Este aproveitou-se da distracção dos guardas que se comunicavam mimicamente. Hamade solicitou despedir-se dos seus familiares via celular para segundo disse"dar a última palavra de vida" e foi emprestado um rádio comunicador tendo conseguido falar cerca de um minuto com um seu tio. Um dos guardas havia deixado escapar que chegaria naquela noite um avião que os evacuaria para lugar incerto. Na altura em que Hamade pede para ir a casa de banho aproveitara para escapulir-se diante a distracção dos guardas. Este empreendeu uma fuga pela mata adentro tendo chegado a Mocímboa apresentou-se ao Comandante da polícia local e relatou o que lhe sucedera. Contudo, o Comandante limitou-se em dar seu próprio contacto apelando que Hamade lhe contactasse caso visse a viatura dos seus raptores.
No dia 27/01/2008, chegaram a Mocímboa Parlamentares da RENAMO, os Deputados Quivela e Alicora e tendo acompanhado aquele episódio que poderia ter sido fatídico solicitaram que Hamade os contasse na primeira pessoa o que sucedera e estedescreveu as circunstância em que teriam acontecido os factos. Levaram-o a Pemba e no dia 29/01/2008, portanto, hoje, fizeram àS 11horas uma conferência de imprensa para denunciar o caso que havia sido ignorado pelo Comandante de Mocímboa.
Ivone Soares
NOTA:
Tudo muito estranho e quase de filme! Será que os media darão eco da conferência de imprensa? Já li cerca de 10 jornais de hoje(30) e nenhum falava no caso.
-Retirado do MOÇAMBIQUE ONLINE



afinal porque tanta admiracao pela forma como as autoridades Mocanbicanas trabalham!!! o povo moicambicano ja foi decepsionado pelo governo por varias vezes, eu acredito que nestes raptos que houveram no distrito de Mocimboa da praia na provincia de Cabo Delgado ha quem esta tirar "GRANDES PROVEITOS" e alguem que se encomtra numa posicao estavel no governo. acho que o Deputado Quivela e Alicora, desempenharam um grande papel na denuncia destes raptos, apesar de estar congelado o processo.
Junior
Posted by: junior | 11/02/2009 at 08:02
meu Deus! nao acredito que neste pais exita rapto de pessoas e as autoridades se mantem indiferentes
Posted by: junior | 11/02/2009 at 07:54
olá Custódio como está?
É preciso que situações como essa encontrem eco nas consciencias para que alguém resolva se importar.
Sempre que puder, saiba que colocarei textos como esse e um link no meu blog para que mais pessoas possam conhecer a real situação de Moçambique.
Abraços
Lílian
Salvador/Ba/BR
www.myspace.com/mariliamiller
Posted by: lilian | 09/02/2008 at 00:51
olá Custódio como está?
É preciso que situações como essa encontrem eco nas consciencias para que alguém resolva se importar.
Sempre que puder, saiba que colocarei textos como esse e um link no meu blog para que mais pessoas possam conhecer a real situação de Moçambique.
Abraços
Lílian
Salvador/Ba/BR
www.myspace.com/mariliamiller
Posted by: lilian | 09/02/2008 at 00:49
olá Custódio como está?
É preciso que situações como essa encontrem eco nas consciencias para que alguém resolva se importar.
Sempre que puder, saiba que colocarei textos como esse e um link no meu blog para que mais pessoas possam conhecer a real situação de Moçambique.
Abraços
Lílian
Salvador/Ba/BR
www.myspace.com/mariliamiller
Posted by: lilian | 09/02/2008 at 00:48
ONDE ESTÃO AS 20 PESSOAS RAPTADAS?
• Não vejo referência, ao longo da notícia, à sorte das 20 pessoas, a mais pequena preocupação!"
Posted by: umBhalane | 30-01-2008 at 23:01
• "QUAL O PARADEIRO DOS RESTANTES CIDADÃOS QUE HAMADE VIRA NO ACAMPAMENTO PARA ONDE FORA CONDUZIDO COM OS OLHOS VENDADOS?"
Pergunta Ivone Soares, no seu blogue Politicando.Sexta-feira, Fevereiro 01, 2008
• VAMOS SEGUIR COM ATENÇÃO.
Posted by: umBhalane | 03-02-2008 at 17:14
Contactei o blogue defesa direitos humanos, Dr. Custódio Duma, conforme transcrição abaixo reproduzida:
umBhalane said...
Por favor, é possível saber alguma coisa "acerca de vinte pessoas de ambos sexos igualmente na condição de reféns" também constantes desta notícia?
Muito Obrigado.
Com os melhores cumprimentos.
umBhalane
February 7, 2008 7:02 AM
Custódio Duma said...
Ola amigo
Infelizmente nao posso ajudar com essa informacao...penso que essa informacao ainda nao existe e se existir as pessoas nao poderao dar. Fizemos um trabalho de campo que deu em nada.
O local apontado como o campo de concentracao é bem distante e cerrado, so deria possivel chegar ate la por via aérea......ja pode imaginar.
Contudo continuaremos a trabalhr e confesso que se tiver informacoes eu publico!
Sorry
February 7, 2008 7:10 AM
Mas a RENAMO é um partido nacional, uma estrutura de âmbito alargado, nomeadamente no centro e norte do país.
A RENAMO denunciou a situação.
Os seus deputados convocaram uma conferência de imprensa, para denunciar as autoridades a quem foi apresentada queixa por um cidadão que escapou milagrosamente, após ter sido também raptado.
Ivone Soares, um alto quadro da RENAMO, chefe nacional do Departamento de Relações Exteriores do partido, também escreveu sobre o assunto, também denunciou a situação.
Não há consequências, notícias?
Afinal são 20 pessoas?
Posted by: umBhalane | 08/02/2008 at 22:54
««No dia 23/01/2008 foi raptado, por desconhecidos, em Mocímboa da Praia o cidadão Momade Hamade que fora conduzido para um acampamento onde se encontravam cerca de vinte pessoas de ambos sexos que se encontrava igualmente na condição de raptadas.»»
Este é o cabeçalho do artigo.
É o âmago da notícia.
QUE É QUE ACOINTECEU?
Auroridades? NADA.
Renamo? NADA
Liga Direitos Humanos? NADA
Imprensa? NADA.
NADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Desaparecem cerca de 20 pessoas de ambos os sexos. DESAPARECEM!
NADA. NÃO ACONTECE, NADA!!!!!
Pesquisei vários blogues, incisivamente os mais directamente envolvidos.
NADA!!!!!!!
Transcrevo alguns comentários, e trechos de artigos relacionados.
Blogue de Defesa de Direitos Humanos - http://athiopia.blogspot.com/
Contributors
• Jest nas Wielu
• Ivone Soares
• Egidio Vaz
• Custódio Duma
Xibeulane said...
Amigo DUMA, o professor Elísio Macamo, diz que não entendeu a notícia. Como a reproduziste a uma velocidade da luz, poderia nos ajudar nesse exercício? Por acaso eu também não entendi nada!
January 31, 2008 9:42 PM
Custódio Duma said...
ola, me perdoe pela demora na resposta. na verdade quem escreveu o texto é a ivone soares, sendo que ela pode postar no meu blog, entao fez o link....acho k ela ja tem mais detalhes no seu blog, mas prometo escrever algo mais aprofundado ja que a liga dos direitos humanos está a trabalhar no caso.
Bom final de semana...
February 1, 2008 5:16 AM
NOTAS SOBRE O RAPTO MASSIVO EM MOCÍMBOA DA PRAIA
…
A conferência de Imprensa que não foi reportada por nenhum dos órgãos de Comunicação Social que a cobriu, conforme acabou de me confirmar o Deputado Cornélio Quivela, fora coberta por alguns órgãos do Estado como a fonte revelou.
Momade Hamade apresentou-se a Liga dos Direitos Humanos onde foi apresentar o caso por ele vivido e neste momento várias forças da sociedade estão atentas a esta situação
QUAL O PARADEIRO DOS RESTANTES CIDADÃOS QUE HAMADE VIRA NO ACAMPAMENTO PARA ONDE FORA CONDUZIDO COM OS OLHOS VENDADOS?
PORQUÊ QUE QUEM DE DIREITO NÃO SE PRONUNCIA FACE A DENÚNCIA DO CIDADÃO HAMADE?
postado por Ivone Soares @ Sexta-feira, Fevereiro 01, 2008
Custódio Duma disse...
ola colega, procuro o contacto dos deputados e do visado, o momade hamade.... a liga ta perseguir o caso!
30 de Janeiro de 2008 11:32
Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008
RAPTO MASSIVO EM MOCÍMBOA DA PRAIA
No dia 23/01/2008, foi raptado, …
…empreendeu uma fuga pela mata adentro tendo chegado à Mocímboa da Praia, local onde fora raptado, apresentou-se ao Comandante da Polícia local, tendo relatado o que lhe sucedera.
Os Parlamentares da RENAMO levaram-no à Pemba e no dia 29/01/2008, portanto, hoje, fizeram às 11horas uma conferência de imprensa para denunciar o caso que havia sido ignorado pelo Comandante de Mocímboa da Praia.
Posso trazer acréscimos à este caso.
postado por Ivone Soares @ Terça-feira, Janeiro 29, 2008 5 Comentários
Posted by: umBhalane | 05/02/2008 at 16:32
"QUAL O PARADEIRO DOS RESTANTES CIDADÃOS QUE HAMADE VIRA NO ACAMPAMENTO PARA ONDE FORA CONDUZIDO COM OS OLHOS VENDADOS?"
Pergunta Ivone Soares, no seu blogue Politicando.Sexta-feira, Fevereiro 01, 2008
Mas em 31 Janeiro 2008, já umBhalane, questionava, neste blogue:
"“…fora conduzido para um acampamento onde se encontravam cerca de vinte pessoas de ambos sexos que se encontrava igualmente na condição de raptadas.”
Não vejo referência, ao longo da notícia, à sorte das 20 pessoas, a mais pequena preocupação!"
Posted by: umBhalane | 30-01-2008 at 23:01
VAMOS SEGUIR COM ATENÇÃO.
Posted by: umBhalane | 03/02/2008 at 17:14
Quem é Ivone Soares?
Porta-voz do Gabinete Central de Eleições da RENAMO, foi nomeada, em 28 de Janeiro de 2008, chefe nacional do Departamento de Relações Exteriores do partido.
O texto, de sua autoria, responsabiliza-a directamente, e em primeira-mão, pela veracidade da notícia.
Responsabiliza também a RENAMO, porque Ivone Soares a representa numa hierarquia superior e nevrálgica - relações exteriores - e ainda pelo envolvimento da delegação parlamentar da Renamo, através dos seus deputados.
Responsabiliza ainda o Estado Moçambicano por ignorar a denúncia grave de um seu cidadão, na pessoa do Sr. Comandante da polícia de Mocímboa.
Seria bom e muito útil a participação massiva de leitores deste blogue, relativamente ao desenrolar destes “acontecimentos”.
É que daí, podemos TODOS extrair ilações muito úteis de clarificação.
NOTA
“…fora conduzido para um acampamento onde se encontravam cerca de vinte pessoas de ambos sexos que se encontrava igualmente na condição de raptadas.”
Não vejo referência, ao longo da notícia, à sorte das 20 pessoas, a mais pequena preocupação!
Posted by: umBhalane | 30/01/2008 at 23:01