A actual falta de combustível que se abate sobre o Malawi resulta da escassez de divisas no país motivada, em parte, pelo facto de o governo do país ter concedido um empréstimo ao Zimbabwe no valor de 100 milhões de dólares norte-americanos ainda não restituídos.
O Jornal malawiano, 'Nyasa Times', noticia, na edição de hoje, que o Executivo do país tentou atirar a culpa a Moçambique, ao afirmar que a escassez resulta do congestionamento nos portos da Beira e Nacala nas províncias de Sofala e Nampula, centro e norte do país.
Porém, esta alegação não passa de uma inverdade contestada enérgica e categoricamente pelas entidades gestoras dos dois portos, até porque afirmam estarem a trabalhar normalmente.
Fernando Couto, Administrador Delegado do Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN), entidade gestora do porto e caminhos-de-ferro de Nacala, disse que o Malawi ficou pura e simplesmente sem divisas e até chegou a pedir combustível emprestado.
O Jornal Nyasa Times acusa o governo do Presidente Bingo wa Mutharika de "uso extravagante" da moeda externa e cita o empréstimo concedido ao Zimbabwe, em Junho de 2007, no valor de 100 milhões de dólares, via Banco Central do Malawi.
Segundo um relatório do banco, o montante destinava-se a ajudar o governo zimbabweano a comprar milho do Malawi, mas o deverá ser liquidado até 31 de Dezembro próximo.
A publicação acusa, por outro lado, o executivo de Mutharika de gastar 15.9 milhões de dólares na compra de um avião e uma frota de 22 luxuosas viaturas de marca Mercedes Benz, orçadas em três milhões de dólares.
O Nyasa Times refuta a informação segundo a qual as casas de câmbios são responsáveis pela crise e afirma que se trata, na verdade, de tentativas de desviar a atenção da verdadeira causa da escassez de moeda externa que é "o próprio dispêndio do governo e a sua recusa em aceitar os seus erros".
(AIM) – 11.11.20009




Quando se diz que o ocidente é responsável pela "desgraça africana"....concordo plenamente, no estrito sentido em que essa maluqueira das independências e descolonizações foram obra de mentalidades Hippies e sem qualquer nexo: um erro brutal que em poucas décadas ficou mais a nu que os strings das meninas de bordel.
Nesse sentido sim: o ocidente é o único responsável pela tragédia que se chama ter dado bolotas a porcos.
Cito.....
É muito forte, chamar "Hippie" a um Mário Soares,Chamberlain, Harold Wilson, De Gaulle, stc,stc. etc....
Esquece-se de Stalin e Mao (red book), e tb Guevara, que "incendiou" as mentes dos Lumumbas,Nyerere,NKrumah,Tchombe,etc,etc.
É um assunto vasto!
O erro foi independência sem auto-determinação!
Prevaleceu a receita "independência"!It´s done!Bad or not!
Que fazer!
Quem serão os mais culpados?
O Ocidente através do G-20 continua a "ajudar"!
E os "outros" da criação do "Homem Novo-Africano"-cadê eles!
Posted by: Mussandipata | 12/11/2009 at 14:09
Pois claro!!
Vida de rico com carteira de pobre, porque o que o Malawi mais precisa é de jactos privados e Mercedes Benz!! E os colonos é que mamavam!! Pois claro.
O que o Malawi mais tem é dinheiro para emprestar a bandalhos encurralados!! Se o Zimbábue fosse digno de crédito não faltariam entidades ou países,....ouviram bem?? Países,..que não é o caso do Malawi, que têm poder e dever de o fazer.
Resumindo,...o tal colono chulo e explorador andava num arado velho, que até poderia ser Mercedes ou Ferrari,...mas mais usado que a mãe.
Os "libertadores da borra" andam de helicóptero, jacto privado, Mercedes.
No tempo do tal colono trabalhava-se duro, produzia-se em barda.
No tempo do libertador pede-se em barda e gasta-se da mesma forma.
Bandalhos!
Quando se diz que o ocidente é responsável pela "desgraça africana"....concordo plenamente, no estrito sentido em que essa maluqueira das independências e descolonizações foram obra de mentalidades Hippies e sem qualquer nexo: um erro brutal que em poucas décadas ficou mais a nu que os strings das meninas de bordel.
Nesse sentido sim: o ocidente é o único responsável pela tragédia que se chama ter dado bolotas a porcos.
Posted by: Chango Cupula | 12/11/2009 at 08:49