A política de Salazar em relação às Províncias ultramarinas foi sempre errada. A começar pelas famosas "cartas de chamada".
Quanto a Otelo foi um dos que ajudou a passar o testemunho aos soviéticos e cubanos....Spínola foi simplesmente traído por quem o rodeava.
É triste ver-se hoje essas pessoas vangloriarem-se das atrocidades que cometeram ou ajudaram a cometer. Eles nunca vão perguntar pelo simples facto de terem medo da resposta!!! João Simões Lausanne/Suiça
Do Portugal Club:
Eu Casimiro, fui para Angola, protegido pela "Carta de Chamada".
Digo, protegido, pois ela me garantia emprego, e me protegia, de patrões, contra possíveis escravidões. Assim, quem ia para a Africa portuguesa, não corria o risco, de chegado a Africa, ser obrigado a receber baixos salários, contra a ameaça de desemprego ou ficar nas ruas. Assim, a "Carta de Chamada" onde constava que o empresário te garantia Salário, "X" alimentação e moradia digna. Caso Contrário por Lei o mesmo, seria obrigado a te pagar as viagens de volta. Que saiba isso, nunca aconteceu, e essa "Carta de Chamada” tinha valor por dois anos. Após os quais, a carta de chamada perdia o valor, por ser tempo suficiente a que o cidadão, se sentisse com. Muita gente, acusa o Salazar, sem conhecimento de Causa. Talvês tenham preferido sofrer em outras paragens, onde não tinha direitos , nem onde os exigir. Na Africa, a Lei do Salazar nos protegia. Estadista , igual , nunca mais teremos!... Casimiro Rodrigues
In Portugal Club
Comments