2004/05/05
Plano prevê que o processo dure cinco anos.
O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) deverá submeter em breve à análise do Conselho de Ministros uma proposta de Plano-Director de Industrialização e Comercialização do Caju, que carece de 29 milhões de dólares para financiar componentes como o saneamento financeiro de algumas grandes unidades fabris, a sua reabilitação e modernização e a promoção de outras pequenas fábricas de processamento para as zonas rurais.
O plano incide sobre duas vertentes, nomeadamente a recuperação e modernização, nos próximos cinco anos, de pelo menos cinco grandes unidades fabris e a promoção de outras pequenas unidades nas zonas rurais.
Este programa, segundo Raimundo Matule, director nacional adjunto do Instituto do Fomento do Caju, passa pelo saneamento financeiro de algumas empresas falidas e investimentos para a sua reabilitação e reconversão técnica e tecnológica.
As unidades industriais identificadas para este processo têm uma tecnologia que não é eficiente, uma vez que todo o processo é em grande medida mecanizado, motivando elevadas perdas de castanha e falta de competitividade.
Segundo a fonte, a elevada mecanização resulta muitas vezes em excessiva queima e castanha partida, pelo que o produto final não tem a necessária competitividade.
Com a sua adequação às novas tecnologias será possível obter maior índice de amêndoa inteira branca, que é a mais valorizada no mercado.
O plano-director, que deverá ser abordado em sessão do Conselho Consultivo do MADER antes de ser encaminhado ao Conselho de Ministros, aposta em recuperar três fábricas de descasque de castanha na província de Nampula e uma em Gaza, atendendo ao elevado potencial produtivo da castanha que existe nestas zonas.
Para além destas opções, dever-se ap cpncentrar novos investimentos (pequenas fabriquetas) nalgumas áreas da Zambézia, Nampula e Cabo Delgado. Estas fabriquetas, para além de proporcionar emprego, têm a vantagem de representar uma redução de custos, por se localizarem em zonas de produção de castanha...
fonte: NOTÍCIAS