Sergio Vieira, Deputado da FRELIMO
Foi um excelente acto de despedida. Na essência é impossível discordar com o informe apresentado pelo chefe do Estado pois ele deu-nos o evoluir da vida do nosso país durante o ano transacto. pode haver um e outro aspecto que alguém gostaria que fosse mencionado ou aprofundado mas ele tocou todos os campos desde os sociais aos económicos, as grandes preocupações da sociedade, tais como a administração da justiça, casos de alegada mutilação e tráfico de órgãos humanos, etc., palavras de sérgio Vieira a propósito do informe do Presidente da República, Joaquim Chissano, ao Parlamento
Para aquele deputado e membro da Comissão Permanente da AR, Chissano abordou todas as questões, com frontalidade ainda que não tenha desenvolvido todas as questões pois não se tratava de um relatório mas de uma informação sobre o estado da Nação.
Questionado sobre se notava alguma correspondência entre os dados apresentados no informe do PR e aquilo que era o seu conhecimento do país real, Sérgio Vieira disse premptório que há sinais clarividentes de que a pobreza está a reduzir.
Trabalho muito nas zonas rurais por encargo das minhas funções e basta olhar para os pés das pessoas para ver os chinelos quando antes os via descalços ou com cascas de árvores. Basta ver os poços de água, escolas e o número de bicicletas, disse vieira.
Fonte: Jornal Domingo, 2 de Maio de 2004