2004/06/07
Recomenda Almerino Manhenje, Ministro do Interior.
O Ministro do Interior, Almerino Manhenje, recomenda aos automobilistas a recusarem qualquer acção de fiscalização movida por parte dos agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) ligados à área de Protecção, vulgo `cinzentinhos´, pois essa tarefa cabe exclusivamente aos agentes de Trânsito.
Falando sexta-feira á margem da cerimónia de recepção de um lote de meios circulantes doados pela Embaixada da Espanha, Almerino Manhenje explicou que a actuação dos polícias de Protecção deve cingir-se apenas na revista de automobilistas suspeitos de pertencerem a quadrilhas de bandidos ou na reposição da ordem, sendo que o trabalho de fiscalização fica a cargo do Trânsito, aliás, como sempre aconteceu.
`A sociedade deve recusar este tipo de situações, ou seja, não pode acatar ordens dos PP quando lhes mandam parar com intuito de os fiscalizar. Os PP devem, isso sim, mandar parar carros para vasculha ou mesmo quando estiverem perante perante uma situação de alteração da ordem pública. Eles (PP) não têm formação nenhuma na área de fiscalização de automobilistas, não dominam a área, razão pela qual fazem revistas em benefício próprio. Isto é inadmissível´- disse o ministro.
Apelou ainda para que os automobilistas estejam vigilantes aos movimentos dos PP no que respeita ao seu desempenho, aplicação dos resultados colhidos dentro dos processos de formação e reciclagem em curso no seio da corporação.
`Por obrigação os polícias devem cumprir o preceituado na lei, aplicando tudo o que aprenderam durante a formação. Sendo assim, devemos estar atentos aos seus defeitos e erros para que, efectivamente, se possa actuar. Não podemos continuar a ser enganados e `roubados´ por polícias desonestos. Não se pode admitir que a corporação passe por maus momentos, tudo por culpa da má actuação de alguns membros desonestos, preocupados em enriquecer ilicitamente´- disse Manjenje...
fonte: NOTÍCIAS in IMENSIS