Da luta de Libertação Nacional
MANIPULAÇÕES POLÍTICAS DIFICULTAM DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA
•Dizem antigos combatentes por ocasião de 25 de Junho
•E governo queixa-se de falta de meios financeiros
Discursos pouco abonatórios de certos políticos sobre a história da Luta de Libertação Nacional são considerados como estando a comprometer a sua divulgação de forma isenta e transparente, em benefício das novas e futuras gerações.
Cidadãos entrevistados por ocasião do 29º aniversário da Independência Nacional, que hoje se assinala, responsabilizaram a Frelimo e a Renamo pelo alegado desentendimento nas interpretações de todas as datas moçambicanas.
Da forma como as datas são interpretadas pelos nossos políticos não nos permite que ensinemos aos nossos filhos acerca da sua importância. Disse um académico.
Por seu turno, Pedro Fernandes, um quadro sénior do Ministério Ministério da Educação é da opinião que os partidos deveriam continuar a trabalhar no sentido de consolidar a paz. Para Fernandes, Moçambique soube conquistar a sua independência política, reafirmando um país soberano.
Entretanto, Robero Saíde, director provincial dos Assuntos dos Antigos Combatentes, afirma não haver condições financeiras para garantir a divulgação efectiva da história.
Em Nampula, várias actividades culturais e recreativas tiveram lugar durante a semana em todos os bairros desta cidade sob a coordenação da Direcção Provincial dos Assuntos dos Antigos Combatentes.
WAMPHULA FAX - 25.06.2004