Africanidade | 02-06-2004
A capital moçambicana acolhe de terça-feira a domingo, a XIV Cimeira Económica de África, um encontro de 26 estadistas africanos com cerca de 550 personalidades, que irão definir as estratégias capazes de levar o continente africano a alcançar um desenvolvimento sustentável.
Presidida pelo chefe de Estado moçambicano e presidente em exercício na União Africana, Joaquim Chissano, o evento conta ainda com a presença de delegados provenientes de 43 países de todo o Mundo.
A Cimeira Económica de África é considerado uma oportunidade para os participantes identificarem os desafios e desenvolverem planos de acção com vista à exploração do grande potencial africano.
De acordo com o director para África no Fórum Económico Mundial, Haiko Alfeld, “esta cimeira vai servir de plataforma para reunir os actores-chave na conjugação de esforços face aos desafios de desenvolvimento, galvanizando a contribuição empresarial para o sucesso da NEPAD (Nova parceria para o Desenvolvimento de África)".
Segundo Alfeld, pretende-se com este evento obter resultados que permitam avançar para a reintegração de África na economia global, incluindo a componente de combate ao HIV/SIDA, tuberculose e malária.
A cimeira irá também passar em revista os processos de integração regional através da remoção de barreiras ao comércio, alargamento dos mercados, desenvolvimento de infra-estruturas e seu financiamento, bem como o desenvolvimento de capitais em África.
Durante a Cimeira de Maputo será lançado o Terceiro Relatório sobre "Competitividade em África-2004".