Maputo, Moçambique (PANA) - A direcção do Parque Nacional de Limpopo (PNL), na província sul de Gaza, em Moçambique, está a trabalhar com o governo da província na reinstalação de 6.500 das 20 mil pessoas que vivem no interior das fronteiras do Parque.
A agência moçambicana de notícias (AIM) indicou que o governo da província de Gaza programara um encontro quarta-feira com representantes das comunidades locais e da direcção do Parque para discutir a transferência dessas populações para outras zonas.
O PNL faz parte do Parque transfronteiriço do Grande Limpopo criado em 2002 e que reúne igualmente o Kruger Nacional Park, na África do Sul e o Gonarezhou Park do Zimbabwe.
Este projecto transnacional visa criar uma zona de ecoturismo, silvicultura e conservação da fauna e flora de cerca de 4,4 milhões de hectares de superfície.
Estas actividades de reinstalação inserem-se no contexto de "uma maior integração" do Parque Limpopo em Kruger e Gonarezhou", explicou António Elias, chefe do Departamento Relações Públicas do Parque.
Além disso, disse, a caça furtiva no PNL baixou sensivelmente graçasa redobrados esforços de inspecção.
Maputo - 23/06/2004