MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTOS
Joel Matias Libombo, nota 0,2
A imagem de marca do ministro da Juventude e Desportos é um sorriso permanente. Sem cinismo, somos obrigados a acreditar que Joel Libombo sorri da sua capacidade de levar o desporto moçambicano ao fundo do poço e, de ignorar os reais problemas da juventude moçambicana. Custa acreditar que Libombo cursou desporto e, que um dia foi jovem. Nunca antes tinha sido investido tanto dinheiro no desporto. Os resultados não aparecem e o ministro do pelouro sorri. Em algumas federações
assistem-se a problemas graves que exigem a intervenção do ministro e seus pares.
Joel Libombo limita-se a sorrir como se no seu sorriso houvesse soluções. Sem soluções, o Ministério da Juventude e Desportos limitase a ser um mero espectador da decadência do desporto moçambicano. Por vezes, aparecem umas taças para Libombo erguer e sorrir.
Mas porque o desporto não se faz dos sorrisos do ministro, muitos choram perante a inacção de um indivíduo que prometeu inverter o cenário do desporto moçambicano. Até inverteu mas, para pior.
No capítulo de juventude, pouco mais do que os referenciados sorrisos, um seminário aqui e outro ali foram a marca dominante. Joel Libombo ignora ao máximo os problemas da juventude do seu país. Faz parte do clube dos que acreditam que o problema dos jovens moçambicanos resume-se ao rentável, HIV /SIDA. Aliás, não merece elogios um ministro que faz campanha contra o Conselho Nacional
da Juventude. Simplesmente, um ministro para esquecer. Para não desmoralizar os jovens de
amanhã, todos nós, que assistimos à actuação de Libombo, temos obrigação de nunca lhes dizer que o Ministério da Juventude e Desportos um dia foi dirigido pelo « Senhor dos Sorisos.
Pelo que foi dito e, pelo que ficou por dizer, Joel Libombo fica com a nota 0,2. E já vai com sorte porque o seu sorriso é pranto dos moçambicanos de bom-senso.
CELSO MANGUANA
IMPARCIAL - 29.09.2004