O chefe da bancada parlamentar da Renamo-União Eleitoral (RUE) na Assembleia da República (AR), Ossufo Quitine, parece não ter peso ao nível de base, como o ilustra o decorren-te exercício interno, que se pretende democrático, que tem em vista o apuramento de candi-datos a candidatos da AR por esta coligação.
É que Ossufo Quitine “chumbou” nas internas reali-zadas semana passada no seu círculo eleitoral, Nampula, o que, segundo fontes do DN, está a agitar o maior partido da oposição moçambicana.
Fontes do DN referem que os ideólogos da RUE estão a estudar a possibilidade de se proceder à feitura de um “sim-pático arranjo” para evitar que a humilhação política por que aquele passou venha a público. Aliás, as fontes deste jornal di-zem que o líder da Renamo, Afonso Macacho Marceta
Dhlakama, usará do seu forte punho para transpor aquilo que foi a vontade dos renamistas em Nampula: a não aparição do nome de Ossufo Quitine nos candidatos a deputado da AR naquele que é o maior círculo eleitoral do País, que elege 50 parlamentares.
DN 21/09/04