O presidente da República, Joaquim Chissano, recebeu em audiência, ontem, no seu gabinete de trabalho, o Primeiro-Ministro da Tanzânia Frederick Sumaye, que era portador de uma mensagem do Presidente Benjamim Mkapa, na qual se reafirma a vontade de reforçar a amizade e cooperação entre os dois país.
No final do encontro, o Primeiro-Ministro da Tanzânia disse ter informado o Presidente Joaquim Chissano que existem boas relações de amizade e que é seu desejo cooperar mais com Moçambique, principalmente em áreas económicas para que os dois povos tirem mais proveito das suas independências e tenham uma vida melhor.
O patrulhamento ao longo do rio Rovuma, o projecto do Corredor de Mtuara e a construção da chamada Ponte da Unidade a ser erguida sobre o Rovuma, foram temas passados em revista durante o encontro. Considerada estratégica na dinamização das relações entre os dois países, não foi ainda desta feita que ficou definida a data para o arranque do projecto.
Frederick Sumaye disse que há uma grande vontade para que o projecto arranque o mais breve possível e que vai ser iniciado o estudo de viabilidade económica e o desenho do projecto.
Ainda na manhã de ontem, Primeira-Ministra de Moçambique e o Primeiro-Ministro da Tanzânia afirmaram que querem agora avançar para a implementação do projecto de construção da Ponte da Unidade entre as duas nações, uma das acções que constam do acordo de Mtwara, assinado entre os Chefes do Estado dos dois países...
fonte: TVM - 26.10.2004