A pesquisa Nacional de Base Sobre Governação e Corrupção, encomendada pela UTRESP à Austral Consultores e conduzida pelo investigador Luís de Brito, não deverá ser tornada pública este ano.
Ou, pelo menos, antes das eleições de Dezembro próximo. Tal contraria as palavras do Chefe de Estado, que a 24 de Abril último, no seu Informe Geral à Nação, prometera que o mesmo seria divulgada em Setembro passado.
A UTRESP tem ordens expressas para atrasar a elaboração do documento final, por forma a que a sua divulgação não dê campo a aproveitamento político pela oposição, na actual campanha eleitoral.
É que, afiançam algumas fontes ligadas à pesquisa, os cidadãos inquiridos penalizam bastante vários sectores do Governo e do Estado, e mesmo dopartido no poder na região Norte.
Lançada em Novembro último, como parte do processo de Reforma do Sector Público (RSP), a pesquisa visava aferir a percepção do cidadão sobre a governação e corrupção. O relatório preliminar foi entregue pela Austral Consultores à UTRESP, entre Julho e Agosto passados.
De acordo com o director deste organismo autónomo, Adelino Cruz, neste momento o documento `está a ser apurado ao nível técnico, pois há aspectos a ajustar com analistas e técnicos´, pelo que qualquer pronunciamento, nesta altura, sobre o seu conteúdo é, na sua óptica, prematuro...
fonte: SAVANA - 29.10.2004