TRIBUNA Extra por João CRAVEIRINHA
ESPECIAL ELEIÇÕES – CONCLUSÕES FINAIS
…” Feiticeiro iNdao, consultado, entra em transe! Os presentes…
SENTEM O PODER CHEGANDO: - Davukaa! Muhlanga! Duvaa! (Acorda Muchanga! Zebra!) – Hi va ka xirho xirema, (Saíram de uma coisa a coxear) – xa ku remero ra re kure, bare (nascido de algo pesado que veio de longe) – phelo tlanga na xo, (mas brincam com ela) – Va hlanganissa tiko hi vurha !! (Reúnem-se na sua Terra!!)...CANTA O ESPÍRITO NO FEITICEIRO ENCARNADO”…(in Poema para Teatro, MANICA do FEITIÇO II, de JOÃO Craveirinha).
1. O CONSELHO DA VOZ DO POVO
Sobre a actual Campanha eleitoral o CIDADÃO MOÇAMBICANO de nome LOURENÇO COVANE deixou na Internet este lapidar CONSELHO de que: - Somos um país de humildes, de carentes, de miseráveis. Somos o contraste do velho e do novo. Somos secularmente desinformados, herança maldita de Portugal, que nos colonizou com a escória portuguesa, e apesar de tudo isso somos ainda o país do futuro. Que futuro que nada! Somos o país do presente (…)
2. DESTAQUES dos CANDIDATOS e de seus PARTIDOS
ÚLTIMA PONTUAÇÃO Geral de 0 a 20;
RAUL DOMINGOS – 13 valores. Manteve-se numa linha discreta mas apelativa como a 3ª via alternativa aos líderes da FRELIMO e da RENAMO – PDD 12 v.; Campanha discreta e regular a ter em conta para o futuro sobretudo na Zona Centro esvaziando a RENAMO em particular e à posteriori a FRELIMO.
ARMANDO GUEBUZA – 17 valores. Subiu na recta final alertando subtilmente sobre as Falsas Promessas sem mencionar os seus adversários. – FRELIMO 14 v. ; Campanha turbulenta e intimidadora, mas eficaz para seus objectivos: - Manter o PODER a todo o custo.
AFONSO DHLAKAMA – 16 valores. Desceu na última recta. Muito nervoso e arrogante contra o seu antigo vice – Presidente RAUL DOMINGOS agora líder do PDD a quem chamou de “miúdo”. - RENAMO / UE 13 v.; Muito dependente do “grande” líder na campanha. A salientar a Voz discordante de MÁXIMO DIAS.
YA-QUB SIBINDY – 10 valores. Apelou ao voto contra a FRELIMO e a RENAMO “belicistas”, segundo ele. – PIM 09 v. ; Irregular.
CARLOS REIS – 07 valores. Campanha muito regionalista apelando ao Federalismo “estilo” Nigéria, numa divisão da integridade geográfica, política e financeira de Moçambique. – FMBG / UNAMI 04 v. ; Muito irregular. (Ver cm / Tribunas anteriores sobre as eleições).
3. SÍNTESE: DOIS PROGNÓSTICOS FINAIS: Segundo a evolução da Campanha Eleitoral (não necessariamente obrigatória como índice) mas indicadora potencial, se as eleições fossem hoje poderíamos ter os seguintes cenários:
3a. Venceriam na segunda volta o Candidato AFONSO DHLAKAMA para Presidente da República e o Partido FRELIMO sem maioria absoluta no Parlamento… Um equilíbrio de forças difícil mas a exigir entendimento democrático.
3b. Venceria o candidato ARMANDO GUEBUZA na primeira volta e o Partido FRELIMO sem maioria absoluta tendo de negociar com o PDD o mais provável para uma coligação Ad Hoc, a 1ª em Moçambique. Em ambas as projecções a FRELIMO seria vencedora sem maioria, apesar dos meios e empenho partidário “desesperado” de seus quadros superiores, na Campanha eleitoral, em paralelo com as suas funções governativas e de Ministros.●
4. ALERTA de Eleições à Americana
e ao FANTASMA da UCRÂNIA
A ver vamos que surpresas nos reservam estas Eleições e a capacidade de “encaixe psicológico” dos Candidatos e Partidos perdedores face aos resultados oficiais da CNE. A título de exemplo chamaríamos a atenção para o facto de nas anteriores eleições presidenciais nos EUA e nas recentes, ninguém ter questionado a legitimidade dos resultados das mesmas, apesar das irregularidades em Miami (a não contagem total dos votos em 2000, prejudicando o candidato Democrata AL GORE) e em 2004 em que aos observadores da Comunidade Internacional lhes foi Negado o acesso total a todos os Sectores das Contagens dos Votos. O presidente da RENAMO felicitou inequivocamente a reeleição do Presidente George W. BUSH.● Não muito KARASHÓ mas Não é o FIM ! (Karashó russo = muito bem)
CORREIO DA MANHÃ(Maputo) - 29.11.2004