(Maputo) É já amanhã que os moçambicanos irão, pela terceira vez, participar nas eleições gerais e multipartidárias para escolher o Presidente da República e os seus representantes na Assembleia da República. O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) diz estar tudo apostos para o processo de votação decorrer normalmente nos dois dias.
Soubemos ontem, do chefe do Gabinete de Imprensa do STAE, Lucas José, que com a excepção de Nampula, que tinha alguns problemas de transporte para fazer chegar o material em todas as assembleias de voto, as outras províncias disseram que já tinham tudo pronto para o início do processo.
No estrangeiro, onde pela primeira vez os moçambicanos que residem em alguns países seleccionados irão exercer o seu direito de voto, está tudo preparado para o escurtínio. Até ontem, Alemanha, na Europa, e Malawi, em África, não tinham ainda recebido o material eleitoral. Mas, segundo soubemos ainda ontem, o material chegaria a àqueles países. No caso do Malawi, o material sairá de Tete, por via terreste.
Segundo o manual sobre a legislação eleitoral de Moçaçmbique para as presentes eleições, as assembleias de voto irão funcionar das 7 às 18 horas. Se à hora do encerramento houver eleitores que ainda não puderam exercer o seu direitro de voto, a votação deverá continuar até que votem todos os que estiverem presentes antes das 18 horas.
No período de suspensão da votação, entre o primeiro e o segundo dia, as urnas devem ser seladas e deixadas à guarda das autoridades policiais. Cada delegado de candidatura pode indicar uma ou duas pessoas para ficarem junto das urnas até ao dia seguinte. Ao retomar a votação, o presidente da assembleia de voto deve romper o selo das urnas na presença dos restantes membros da mesa, dos delegados de candidatura e de eventuais observadores presentes no local.
Se o eleitor tiver perdido o seu Cartão, poderá votar mediante a apresentação do Bilhete de Identidade, se o seu nome constar do caderno de recenseamento eleitoral.
A previsão meterológica para Maputo, nos dois dias da votação é de céu parcialmente limpo, sendo a temperatura máxima de amanhã 33 e mínima 22 graus, e para a quinta-feira a máxima será de 33 graus e a mínima de 23. (Arménia Mucavele)
Vertical - 30.11.2004