Este fenómeno atmosférico, que se seguiu ao intenso calor e humidade que caracterizou esta zona do país durante a semana passada, traduziu-se também na destruição completa e parcial de pelo menos 200 casas no município da Matola e 265 no distrito da Moamba.
O caso mortal foi reportado em N´kobe, município da Matola, onde uma senhora foi atingida por um raio enquanto dormia. O seu marido ficou ferido com seriedade.
Na cidade de Maputo não há relatos de situações de grande gravidade, senão a acentuação do fenómeno da erosão e, sobretudo, a inundação de alguns bairros periféricos, como são os casos da Mafalala, Urbanização, Chamanculo e Maxaquene.
De acordo com informações facultadas por Felizardo Cumbe, do município da Matola, os bairros de N´kobe, Bunhiça, KM 15, Machava, Matola Gare, Singathela e Patrice Lumumba foram os que mais se ressentiram da brusca mudança do tempo, particularmente na tarde de domingo.
O levantamento preliminar feito pelas autoridades municipais indica que algumas estradas ficaram parcialmente obstruídas devido à queda de ramos de árvores.
Na manhã de ontem, repentinamente a baixa da cidade de Maputo, particularmente a Avenida 25 de Setembro, ficou alagada, dificultando o normal fluxo de peões e viaturas.*
Mussa Mustafa, do Instituto Nacional de Meteorologia, disse que o mau tempo deverá prevalecer pelo menos durante a manhã de hoje em toda zona sul do país começando a se dissipar no período da tarde...
* Ver foto abaixo |