Em Nacala-Porto
Agentes da Policia de Investigação Criminal (PIC) acompanhados de alguns outros agentes da Policia de Protecção, recolheram no passado dia 15 de Novembro corrente todos os instrumentos e aparelhos, e fecharam as portas da Rádio Comunitária de Nacala, segundo revela um comunicado do Conselho Municipal daquela cidade recebido ontem na nossa redacção.
O comunicado do Conselho Municipal de Nacala diz ainda que a Rádio faz parte da lista do património entregue ao governo municipal pelo anterior executivo e que o encerramento foi efectuado sem qualquer aviso ao presidente.
Lê-se ainda no documento que o Conselho Municipal em Nacala já notificou a ocorrência às autoridades do Estado a nível local, provincial e central e continuaremos a fazer tudo o que legalmente for possível para que a Rádio Comunitária possa retomar as suas emissões.
O Wamphula Fax falou na tarde de ontem com uma fonte sénior da Policia de Investigação Criminal em Nampula que esclareceu que a corporação agiu daquela forma em cumprimento da ordem do Tribunal Judicial da Cidade de Nacala.
O Tribunal decretou que a Rádio estava a funcionar ilegalmente e a policia foi apenas fazer
O diferendo referente à gestão da Rádio Comunitária de Nacala pelo Conselho Municipal ou pelo Instituto de Comunicação Social, arrasta-se desde a altura em que o Estado decidiu que aquela deveria ser entregue ao ICS, situação recusada pelo Conselho Municipal que alega tratar-se de parte do seu património.
Tentamos ontem ouvir uma fonte do Tribunal Judicial de Nacala sobre os fundamentos da decisão tomada, mas não foi possível.
WAMPHULA FAX – 23.11.2004