A CNE aprovou ontem, por consenso, o sistema de segurança para o transporte das cópias dos editais de apuramento parcial a ser utilizado durante as eleições de 1 e 2 de Dezembro.
Tal sistema prevê uma recolha manual das referidas cópias, contrariamente ao que aconteceu em eleições anteriores, em que os órgãos eleitorais utilizavam o sistema de fax para este fim.
Numa sessão extraordinária, a CNE aprovou, igualmente, as directrizes que irão orientar o relacionamento entre os órgãos eleitorais durante este processo, assim como a realização, durante o dia de hoje, de um seminário nacional de capacitação dos dirigentes das comissões provinciais de eleições e do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral em matérias relacionadas com votação e apuramento de resultados.
O porta-voz da CNE, Filipe Mandlate, que deu a conhecer o facto em conferência de Imprensa, disse ainda que o referido sistema consiste, de um modo geral, na implementação do artigo 21 da Lei Eleitoral, que reza que as cópias dos editais deverão ser enviadas à CNE pela via mais rápida e mais segura possível.
Ainda na sessão de ontem, a CNE aprovou as directrizes sobre o funcionamento dos órgãos eleitorais durante o sufrágio e contagem de votos e em relação a queixas e reclamações dos concorrentes ao pleito.
Enquanto isso, as organizações políticas concorrentes ao sufrágio de 1 e 2 de Dezembro completaram ontem 31 dias de realização de acções de campanha eleitoral... |
NOTÍCIAS - 19.11.2004 |