a minha opinião
Edwin Hounnou
Na sua derradeira luta para continuar como partido ganhador, a Frelimo utiliza métodos não convencionais para “vencer” as eleições.
A Frelimo acaba de aplicar mais um golpe, proclamando vencedora do concurso para instalar o software na Comissão Nacional das Eleições, CNE, uma empresa dos seus mais fieis camaradas para processar e digitalizar dados eleitorais dos dias 01 e 02 de Dezembro. Em política, dizem os radicais do clube de Joaquim
Chissano/Armando Guebuza, que não se olha aos meios para se atingir os fins, como reza um adágio popular. A proeza de 1999 de roubar votos à vontade, não vai ser fácil desta vez.
A recusa à transparência eleitoral, o contorcionismo de Joaquim Chissano que ora dá o dito por não dito sobre a acomodação da exigência da União Europeia, o legalismo, truques, falácias e malabarismos da CNE frelimizada, estão a complicar o processo eleitoral.
A história daquele que oferece um casaco e impõe condições do seu uso, fica muito mal contada pelo Chefe do Estado que governou o País de maneira ilegítima. A Frelimo está decidida a empurrar, definitivamente, o País e o Povo para uma situação perigosa, irresponsável e de consequências imprevisíveis.
A empresa SOLUÇÕES Lda., que “ganhou” o concurso, supostamente, público para auditar software pertence
a militantes da Frelimo, dentre outros, constam os nomes do super-PCA de quase todas as empresas estatais que foram à falência, Hermenegildo Gamito e Magid Osman, o conhecido gestor dos interesses económicos da Frelimo e PCA do BCI-Fomento. Será a suspeita SOLUÇÕES Lda. que vai auditar ao software que será usado na tabulação dos votos destas eleições! As investigações avançadas pelo semanário EMBONDEIRO
do 24.11.04, pp.2, são suficientemente elucidativas que a CNE acaba de organizar mais um quarto escuro.
A SOLUÇÕES Lda., tem fortes ligações com a Interbancos SARL, onde também se encontra Magid Osman; Banco de Desenvolvimento e Comércio, BDC, do muito “afamado” gestor das empresas do Estado, Hermenegildo Gamito. Os trabalhadores da SOLUÇÕES Lda. e da Interbancos SARL têm a mesma folha de salário, por serem gémeas. É de esperar que a SOLUÇÕES Lda. é um forte suporte às manobras da Frelimo junto da CNE, o que não fará que as eleições sejam, efectivamente, transparentes, genuínas e livres de fraudes. Assim, prevemos que estas eleições venham a ser viciadas e seus resultados, rejeitados pela Oposição. A multiplicação de manobras deve-se pelo facto de a Oposição se mostrar mais decidida em
afastar a Frelimo do poder, o descontentamento popular generalizado em relação ao regime e do “atrevimento” dos funcionários públicos, intelectuais em aderir à Renamo que promete uma mudança tranquila e acabar com a corrupção institucionalizada. D. Jaime Gonçalves, Arcebispo da Beira e D.
Bernardo Governo, Bispo de Quelimane, alertaram, recentemente, para o grave perigo que o país poderá correr quando o apuramento dos resultados eleitorais for feito às escondidas.(x)
MEDIA FAX – 30.11.2004