Os prejuízos decorrentes do incêndio da central eléctrica da EDM, em Pemba, Cabo Delgado, ascendem os sete milhões de dólares americanos.
Esta avaliação baseada apenas nos custos dos geradores destruídos pelo fogo e uma perda de cerca de 50 por cento de facturação no período em que a empresa ficou sem fornecer energia aos seus clientes.
Entretanto, a EDM espera até ao fim do dia de hoje, pela chegada de dois geradores adquiridos de emergência na vizinha África do Sul, que deverão ser descarregados no Aeroporto de Pemba, província de Cabo Delgado, de um cargueiro alugado para o efeito.
Os dois geradores, têm um megawatt cada e custaram exactamente o valor perdido pela EDM, pela destruição daqueles dois, no dia 25 de Dezembro passado.
Simeão Cambaco, chefe do sector comercial da EDM, Área Operacional de Pemba, disse esperar que os dois geradores a caminho de Pemba possam poder repor, mesmo antes do dia da passagem do ano, o fornecimento de energia eléctrica à cidade de Pemba, para o alívio dos 54900 consumidores oficiais.
Enquanto isso, subiu para três o número de trabalhadores detidos em conexão com o incêndio, que estão a ser ouvidos pela Polícia de Investigação Criminal para o esclarecimento das causas que estiveram por detrás do sinistro... |
NOTÍCIAS - 30.12.2004 |