A intervenção cirúrgica teve lugar na tarde da passada sexta-feira e foi realizada por uma equipa do Serviço Pediátrico do Hospital Dona Estefânia, coordenada pelo professor Gentil Martins. Jorge Araújo - Correio da Manhã - 14.12.2004 Esperança: menino moçambicano recupera
O pequeno Samuel – o rapaz moçambicano de dez anos vítima de mutilação do pénis por alegados traficantes de órgãos humanos – foi finalmente operado.
“A operação foi um sucesso. Aliás correu muito melhor do que esperávamos”, confidenciou ao CM um dos elementos da equipa médica que acompanha o processo. “Foi o melhor presente de Natal que ele poderia ter recebido”, acrescentou com palavras vestidas de felicidade.
Esta foi a primeira do que se pensava ser uma série de operações para reconstituir o pénis de Samuel. A boa notícia é que, ao contrário do que se suspeitava – o menino é acompanhado por uma equipa interdisciplinar – poderá vir a ser sujeito apenas a mais uma intervenção cirúrgica. A outra boa notícia é que – segundo o CM apurou junto do corpo clínico – a prótese poderá não vir a ser necessária para que na idade adulta possa ter uma vida sexual normal. Só hoje é que o Hospital Dona Estefânia deverá emitir um comunicado sobre o estado clínico da criança moçambicana.
BOA DISPOSIÇÃO
O CM sabe que Samuel está a recuperar bem da operação, que se prolongou por várias horas. “Sábado ele esteve muito quieto, mas domingo recomeçou com as suas brincadeiras”, afirmou ao CM uma fonte hospitalar. Uma boa disposição que contagiou Jorge Luís, o pai, cada vez mais crente na total recuperação do filho. Mesmo sabendo que é um processo lento que, como referiu fonte hospitalar, contempla “o acompanhamento da criança até à idade adulta e desenvolve-se em várias fases, quer em regime de internamento, quer em regime ambulatório”.