Na província de Sofala, como já tínhamos feito referência, a coligação Renamo-União Eleitoral e o seu candidato presidencial, Afonso Dhlakama esmagaram a Frelimo, Armando Guebuza e os restantes candidatos nas últimas eleições de 1 e 2 de Dezembro passado.
Até à hora em que vos envio este material, 18 horas, a Comissão Provincial de Eleições CPE, não se tinha pronunciado sobre os resultados oficiais apurados em Sofala.
De fonte não oficial o IMPARCIAL apurou que faltavam ainda processar 21 editais do distrito de Marromeu.
Ao que tudo indica, o número de deputados que a Frelimo ostentava na presente legislatura estará reduzido a menos dois, se se confirmarem os resultados da contagem paralela que está sendo efectuada pelo Gabinete Provincial de Eleições da "perdiz".
O director do STAE, em Sofala, Jonito Jone, manifestou-se, ontem, indisponível para dar qualquer informação ao nosso jornal, sobre o ponto de situação nesta província do Centro do país alegando falta de tempo. Entretanto Jone prometeu dizer alguma coisa ainda hoje.
Na cidade da Beira, onde me encontro posicionado o ambiente é calmo. Tirando o vendaval que sacudiu ontem a cidade da Beira, que provocou estragos em alguns bairros como a Manga e Matacuane, nota-se uma grande preocupação dos renamistas em querer saber o ponto da situação nas restantes províncias do país. O temporal, que se abateu durante pouco mais de uma hora sobre o Município da Beira, derrubou árvores e várias casas de bairros suburbanos, que ficaram sem as chapas de zinco. Não há vítimas humanas a lamentar.
Outro acontecimento de vulto, na Beira, é a V Sessão Ordinária da Assembleia Municipal, que termina amanhã, dia 09 de Dezembro de 2004.
A sessão começou na última segunda-feira com a seguinte agenda de trabalhos: Informe sobre o Estado da Cidade, pelo presidente do Conselho Municipal, o Engenheiro Devis Mbepo Simango, aprovação do Plano de Actividades da Assembleia Municipal da Beira para 2005.
Aprovação do Plano de Actividades e Orçamento do Município da Beira 2005.
Do informe que foi apresentado pelo edil da Beira, destacam-se o balanço de actividades sobre 9 áreas: vereação institucional, vereação do Plano e Finanças, Vereação de Construção e Urbanização, vereação de Gestão e Ambiente, vereação de Educação, Cultura, Juventude e Desportos, vereação da Saúde e Acção Social, vereação de Agro-Pecuária, Pescas e Géneros, vereação da Indústria, Comércio e Turismo e vereação de Protecção Civil e Sistemas de Transporte. Sobre a área institucional, Deviz Simango destacou o facto de terem sido tratadas questões de correcção como proibição de instalação
de células do partido, reuniões partidárias e desconto na folha de salários de quotas aos membros dos partidos, garantindo deste modo a despartidarização do Conselho Municipal.
Novos desenvolvimentos sobre o processo eleitoral em Sofala, nas próximas edições.
JOSÉ CHITULA, NA CIDADE DA BEIRA – IMPARCIAL – 08.12.2004