QUE FORAM DETERMINANTES PARA ACTUAL DESFECHO DO PLEITO ELEITORAL
O líder da “perdiz”, Afonso Dhlakama, reconheceu, na última sexta-feira, em conferência de imprensa, que algumas falhas graves terão sido determinantes para o actual desfecho do pleito eleitoral, com a deliberação do Conselho Constitucional a dar vitória à Frelimo e o seu candidato às presidências, Armando Guebuza.
Refira-se que o recurso da “perdiz”, que pedia a impugnação das últimas eleições gerais, devido a irregularidades graves, foi chumbado pelo Conselho Constitucional por ter dado entrada, naquele órgão, fora do prazo.
A-propósito da referida deliberação do CC, Dhlakama acredita que se não tivesse havido falha aquele órgão «iria dar a sua maior concordância».
Dhlakama sustenta a sua posição pelo facto de todos os observadores(nacionais e internacionais), que acompanharam o processo eleitoral moçambicano, terem sido unânimes nas suas análises de que ocorreram graves irregularidades no último processo eleitoral.
Por outro lado, o facto do CC ter feito severas crítica aos órgãos eleitorais, responsáveis pela organização do processo «é um claro sinal de que a razão nos assiste», avança Dhlakama.
IMPARCIAL – 24.01.2005