O livro "O Osso Côncavo e Outros Poemas" marca o regresso de Luís Carlos Patraquim ao meio literário e é lançado durante as Correntes D´Escritas, de 16 a 20 de Fevereiro na Póvoa de Varzim.
O escritor moçambicano reúne no volume cerca de 115 poemas publicados anteriormente em "Monção" (1980), "A Inadiável Viagem" (1985), ""Vinte e tal Formulações e uma Elegia Carnívora" (1991), "Mariscando Luas" (1992) e "Lidemburgo Blues" (1997).
Este ano membro do júri do Prémio Literário Correntes D´Escritas, Luís Carlos Patraquim inclui neste livro - editado pela Caminho e que conta com um posfácio de Ana Mafalda Leite - um glossário de termos característicos de Moçambique.
Nascido em Maputo em 1953, Luís Carlos Patraquim, escritor e jornalista, foi membro do núcleo fundador da Agência de Informação de Moçambique, que teve como director Mia Couto, autor a quem o poeta dedica alguns versos.
A residir em Lisboa desde 1986, colabora na imprensa portuguesa e moçambicana, escreve roteiros para cinema e teatro e já foi distinguido com o Prémio Nacional de Poesia em Moçambique (1995).
A Editorial Caminho lança também no ciclo de iniciativas literárias Correntes D´Escritas a obra "Os Olhos do Homem que Chorava no Rio", romance de Manuel Jorge Marmelo e Ana Paula Tavares descrito pelo escritor brasileiro Paulinho Assunção como "um livro-música-de- câmara" que traz "a poesia abraçada com a prosa".
20-01-2005 12:25:31
(Fonte : Noticias Lusófonas)