E cansados que estamos de imagens de Moçambique destruído pela guerra, de pessoas estropiadas pelas minas e de crianças famintas, animei-me por ver nas imagens, nos instantâneos de Niza Paiva este outro país, meu e dela, que continua a existir, um país belo, um país em reconstrução, um país cujas gentes se vão energizando de novas vontades.
Por ser uma obra que dá luz e cor de esperança a quem aqui vive e a quem aqui quer residir ou investir, não hesitei em aceitar o honroso convite apesar da urgência e do tempo muito limitado, que me foi dado para redigir o texto. Mas devo desde já acrescentar e salientar que aceitei esta interessante tarefa redactorial porque, igualmente, conheço e sou amigo da Niza Paiva desde a juventude e de quem fui também colega de trabalho.
De facto, Niza Paiva, tal como eu, foi profissional de jornalismo nesta mesma terra, profissão a que se entregou e nos entregámos de corpo e alma neste e por este país que passados tantos anos ela volta de novo a retratar com um objectivo bem definido: mostrar também a sua face bela, o anil deste mar, o verde e castanho deste chão com sabor a manga e a caju, a chá e a sândalo, perfumando este ar que o cheiro da terra molhada ajuda a inebriar e a encher os pulmões de vida quando quente chuva se precipita gostosa e benfazeja.
O percurso de vida e trabalho, de foto-jornalismo e de foto-arte de Niza Paiva já é longo e sempre num crescimento de qualidade como o comprovam as suas várias obras já publicadas e onde, lado a lado com imagens de Portugal, as de Moçambique, e particularmente as da província da Zambézia, já mereceram um destaque singular.
Niza Paiva não nega certa influência de uma excelente escola de foto-jornalismo que Moçambique sempre possuiu e que na arte de Ricardo Rangel um mestre que felizmente, ainda vive, é hoje referência africana e mundial.
As imagens que nesta obra vão desfilar perante os olhos dos leitores foram feitas por uma mulher nascida nesta terra com a alma repleta de carinho e ternura por este povo; por uma mulher que fez o seu trabalho com Amor para tornar ainda mais viva e multicolorida a sua mensagem de esperança.
Calane da Silva
Maputo, 2004
(Para adquirir - € 50.00 - contacte [email protected] )