Meu caro Rafique
Como vão as coisas aí pelo teu lado? Nós, por cá, estamos todos bem.
Escrevo-te hoje porque sei que és um grande admirador da obra do nosso Mestre Malanga- Malangatana.
E tenho duas notícias para ti. Uma boa e outra menos boa.
Mas comecemos pela boa:
O Mestre Malangatana inaugurou mais uma exposição individual aqui em Maputo. Coisas lindas de se ver a encherem todo o grande Salão Portinari do Centro de Estudos Brasileiros.
Foi na terça-feira passada e a sala estava cheia, a abarrotar, dos admiradores do nosso Mestre.
O aspecto menos bom, embora talvez sintomático, é que estavam lá os membros da vida cultural do país, estava uma enorme delegação brasileira, chefiada pelo vice-presidente do país e incluindo ministros, vice-ministros, senadores deputados (a delegação que veio à tomada de posse de Guebuza Guebuza, em peso), estavam embaixadores de países acreditados em Moçambique mas não estava ninguém da política, do Estado moçambicano.
Que me desculpe algum que eu não tenha visto, no meio daquela multidão, mas pareceu-me que não estava lá ninguém.
Nem ao nível do país nem sequer ao nível municipal de Maputo, onde o Mestre Malangatana é vereador.
Onde estariam todos?
Quem sabe se não estariam em casa a provar os fatos de luxo que iriam usar na tomada de posse do novo Presidente. Ou a ensaiar os gritos de Baheteee! Com que iriam saudar o novo Chefe de Estado.
Em algumas dessas actividades deviam estar para não terem comparecido na abertura de uma das raras exposições com que o Mestre Malangatana nos honra.
Mas é pena vermos como foi honrado pelos distantes dirigentes brasileiros e como foi ignorado pelos próximos dirigentes nacionais.
É verdade que santos da casa não fazem milagres, mas também é verdade que o Mestre
Malangatana há muito ultrapassou esse provérbio, por mérito próprio.
Um dos oradores referiu que o grande artista brasileiro Ziraldo uma vez considerou Malangatana como o melhor pintor do mundo vivo.
Não sei se é, nem sei se é possível escolher um artista como o melhor pintor do mundo.
Mas sei que uma inauguração de uma exposição do Mestre Malangatana não podia ter sido ignorada pelas nossas autoridades como foi.
Logo que possas vir a Maputo vai ver a exposição. Não te vais arrepender.
Um abraço para ti, Rafique, do
Machado da Graça
NOTA: Em vídeo em http://www.macua.org/temp/rtpaeleicoes2004.html
na parte final da reportagem da tomada de posse do Presidente Armando
Guebuza