Contrariamente ao que durante cerca de 10 (dez) anos de governação desastrosa do deixa andar e de exclusão social e de partidarização até dos mortos de Changara, esperava do novo inquilino da ponta vermelha um sinal diferente no tratamento dos moçambicanos, mas nheto! Como se costuma dizer nestas colunas. Agora está tudo claro como água: Há moçambicanos e moçambicães neste país: São moçambicanos todos os membros e simpatizantes da Frel... e moçambicães os restantes. Senão vejamos: Propalam por aí que o país é de todos nós mas na prática, o país pertence a meia dúzia de libertadores da pátria que fizeram uma luta armada para a independência de Moçambique em que nem se sabe quantos homens tombaram nessa luta e os sobreviventes, claro, ficaram logo proprietários de tudo quanto o colono não conseguiu levar em 24/20, incluindo da vontade deste martirizado povo moçambicão!
Voltando ao princípio: Como é que o tio Guebas convidou aos famintos da oposição para irem comer e não conseguiu sequer convidar um único “cabeça”, (que eu saiba há tantos na oposição) para formar o seu Governo? Será que o tio Guebas ainda não se apercebeu que a oposição não só têm estômagos mas também têm cabeças até melhor do que muitos seus colegas que podiam ajudar a combater o deixa andar do viveiro da ponta vermelha? Que significado tem esse convite?
Pelo que constatei nesta última década, quem está cavando a sua sepultura é a turma do tambor e maçaroca que durante uma década não conseguiu convidar gente com o saber e vontade de trabalhar para ajudar a tirar este país do caos em que eles mesmos o empurram...
Será que a Frelimo já se imaginou marginalizada da mesma maneira se um dia cair na oposição? “Não faça ao outro o que não gostaria que fizessem a ti”.
Espero que seja assim um velho ditado...
Tio Guebas, o deixa andar não está nas Igrejas, veja lá como está começando com a sua luta. O deixa andar pode ainda estar no seu viveiro dentro da ponta vermelha pelo que se realmente a sua aposta é acabar com ele, faça uma boa pulverização da sua casa em primeiro lugar.
Aos tios da CNE, por favor sabemos que já ganharam e já tomaram posse mas interessa-nos saber por quanto e aonde ganharam. Mostrem-nos os mapas por favor; aliás já vos tínhamos advertido que seria difícil convencer aos perdedores que perderam e aos vencedores que ganharam justamente.
Os resultados, em jogos sem árbitros nem fiscais não animam, não acham?
Alguns observadores já tiraram mérito ao processo mas para nós isso não nos diz nada - deixe o cão ladrar enquanto a caravana passa = Deixa Andar!
O nosso muito obrigado para o Conselho Constitucional, por não ter posto a nossa Soberania em causa, isso é o que todos nós estávamos a espera, O que eu não esperava era que mandassem queimar os votos... Já tinha aconselhado os que tinham dúvidas na vitória retumbante que pedissem para ver alguns Kits, se não continham ovos de aves da fortuna.
Agora se já mandaram queimar os kits é o fim da espécie das aves... Avante país do deixa andar!
Até breve. Um abraço.
(Xiciwana Moçambicão) – MEDIA FAX – 16.02.2005