DO CARGO DE SG DA “PERDIZ”
A substituição de Viana Magalhães do cargo de Secretário Geral da Renamo já começou a “mexer” com algumas das sensibilidades da maior força da Oposição política em Moçambique
JOSÉ CHITULA
Enquanto se aguarda pela indicação das datas em que terá lugar o próximo Conselho Nacional da Renamo no mês de Março, nomes de possíveis candidatos já começam a circular nos “bastidores”, como é o caso do general na reserva, Hermínio Morais, avançado na edição de terça-feira pelo oficioso jornal “Notícias”.
Além de Hermínio Morais, o IMPARCIAL apurou que existem outros nomes alguns dos quais ainda desconhecidos que poderão ser apresentados como possíveis candidatos à ocupação do segundo mais importante cargo na hierarquia decisória da Renamo.
Entre os nomes que circulam nos bastidores, soubemos que Manuel Zeca Bissopo, um jovem recentemente graduado no Curso de Bacharelato em Economia e Gestão pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), figura como um dos potenciais candidatos à sucessão de Viana Magalhães.
Contactado ontem pelo nosso jornal, o dr. Manuel Bissopo, não confirmou a sua candidatura ao cargo de Secretário da Renamo, mas deixou claro que, a ser convidado, oficialmente pelo partido, não teria problemas de assumir uma nova tarefa ao nível da Renamo.
«Tratado-se de uma tarefa, não tenho alternativa senão acatar com o desejo do partido, porque me sinto filho da Renamo», disse Bissopo.
Jogada “política” na candidatura de Hermínio Morais?
Quanto ao general Hermínio Morais que também graduou-se recentemente como bacharel no Curso de Ciências Jurídicas ministrado pelo Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU), este manifestou-se supreendido com a informação avançada pelo “Notícias” alegando tratar-se de uma “jogada” de certos indivíduos com objectivo de distrair a opinião pública, sobretudo dos membros e simpatizantes da Renamo.
Morais disse em contacto com o IMPARCIAL que nunca foi abordado pelas estruturas partidárias da Renamo sobre a possibilidade de poder se candidatar ao cargo de secretário geral do partido.
Questionado se estaria na disposição de aceitar um convite daquela natureza, o general “Bob” como era conhecido no tempo da guerra dos 16 anos, manifestou algumas reservas e preferiu não comentar o assunto.
Expectativas
Oficialmente, a Renamo confirmou apenas a realização do Conselho Nacional no próximo mês de Março para entre outras questões, tratar da restruturação do secretariado geral do partido tendo em conta que o actual SG da Renamo, Viana Magalhães, ocupa agora um dos cargo de vice-presidente
da Assembleia da República, para o qual foi indicado como deputado eleito pela Renamo-União Eleitoral.
Pelo sim ou pelo não, a verdade é que para os tempos atribulados que a Renamo atravessa, a eleição de um novo secretário geral do partido está sendo aguardada com alguma expectativa. Oxalá que além de Hermínio Morais, Manuel Bissopo, surjam outros nomes ainda que não ofcializados, de modo que a Renamo tenha a oportunidade de mostrar ao mundo a quantas é que vai a apregoada democracia interna que se vive na principal e maior força da Oposição em Moçambique.
IMPARCIAL – 23.02.2005