Começa este ano a ser desenvolvido no distrito de Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado, um projecto de produção artificial de camarão. Segundo o Presidente da República, que anunciou o facto às populações locais, o empreendimento poderá dar emprego a mais de 500 pessoas, nos próximos três anos. No prosseguimento da sua visita à província de Cabo Delgado, Armando Guebuza inaugurou ontem o Centro de Instrução Básica Militar de Montepuez e orientou um comício popular. Hoje, o Chefe do Estado termina a sua visita àquela província com um comício na cidade de Pemba, donde seguirá para Niassa.
Nota negativa nesta visita, foi o facto de se ter registado um acidente de viação em Chiúre, que causou cerca de 60 feridos, quatro dos quais em estado grave.
As vítimas deslocavam-se num camião superlotado para receber Armando Guebuza no aeródromo de Chiúre, quando um dos taipais cedeu.
O Presidente da República quando foi informado da ocorrência instruiu alguns membros da sua comitiva para que imediatamente fossem avaliar a gravidade da situação e iniciar as operações de socorro, só após o que prosseguiu com a sua agenda de trabalho.
Armando Guebuza agradeceu ao povo para sua participação nas eleições de 1 e 2 de Dezembro do ano passado e solicitou apoio para o cumprimento das promessas feitas durante a campanha eleitoral.
"Queremos reafirmar aqui aquilo que prometemos vamos cumprir, mas para cumprimos precisamos dos vossos conselhos e da vossa ajuda", disse.
Chiúre é o distrito com maior número de habitantes em Cabo Delgado e, coincidentemente, o círculo eleitoral de maior peso na província, com mais de 185 mil potenciais eleitores, seguido de Montepuez, Namuno e Balama.
TVM - 23.03.2005