Lançamento das primeiras quantidades testemunhadas pelos ministros dos Recursos Minerais e da Energia.
Teve ontem oficialmente início o bombeamento de gás natural de Pande e Temane a partir de Ressano Garcia até à zona industrial da Matola, para garantir o abastecimento daquela importante fonte de energia que poderá ser uma alternativa à utilização da corrente eléctrica, que economicamente se apresenta bastante cara.
Esta constitui a primeira fase do projecto, sendo que a segunda consistirá na canalização do gás natural para o consumo doméstico.
O arranque do processo foi marcado por uma cerimónia realizada no centro de redução e distribuição localizada em Mussumbuluco, no município da Matola, e contou com a presença da Ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, e do Ministro da Energia, Salvador Namburete, que se destacaram entre outras entidades governamentais e empresariais.
A inauguração deste empreendimento marca o fim de uma etapa e início de outra que deverá culminar com o abastecimento de gás a todas as indústrias existentes na Matola, para além de pessoas singulares que deverão estar ligadas á rede de distribuição para a sua utilização nas suas casas.
O gasoduto vai transmitir em alta pressão cerca de 40 BAR, de Ressano Garcia para a Matola, num valor inicial da emissão prevista de 5.500 metros cúbicos por hora, que vai abastecer as indústrias que já firmaram contratos com a MGC. Esta quantidade deverá ser multiplicada no futuro para 21.850 metros cúbicos por hora, de acordo com o crescimento do número de consumidores.
NOTÍCIAS - 23.03.2005