Músicos, escritores e políticos entre os convidados
Lisboa - Estreitar laços e trocar experiências entre os povos que estão unidos pela língua portuguesa são os principais objectivos da primeira edição dos «Encontros Lusófonos», que decorrem entre os próximos dias 17 e 19 de Março, na Universidade de Lisboa (UL), com a presença de músicos, escritores, académicos e políticos, entre outros convidados. Tendo como conceito de base os versos de Fernando Pessoa, musicados por Caetano Veloso: «Minha pátria é minha língua / Minha língua é minha pátria», o evento aposta num programa diversificado que inclui concertos, conferências, debates, mostras de vídeo e de livros e ainda «workshops».
A iniciativa abre às 09h30 da próxima quinta-feira, na Reitoria da UL, com o debate «O Acordo Ortográfico», que analisará as vantagens do acordo para os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e os entraves à sua entrada em vigor. Os convidados são Malaca Casteleiro (UL), Carlos Alberto Xavier (Brasil) e Amélia Mingas (Angola), que participou nos trabalhos de elaboração do acordo.
«As Expectativas da Escrita em Português» é o tema em debate no painel da tarde, sob a moderação de Inocência Mata e tendo como oradores Possidónio Cachapa, Teolinda Gersão, Ondjaki e Dina Salústio.
No dia 18, segundo dia do evento, está igualmente prevista uma homenagem a Flora Gomes. Será exibido o filme «Os Olhos Azuis de Yonta», numa sessão que contará com a presença do realizador guineense e de Teresa Nicolau. À tarde, o ministro brasileiro da Cultura, Gilberto Gil, participa na conferência «Difusão da Cultura Brasileira», com apresentação do reitor da UL, José Barata Moura.
Os espectáculos musicais, agendados para as 21h00, são outro dos pontos altos do programa. No primeiro dia sobem ao palco Bonga (Angola), Tabanka Djaz (Guiné-Bissau) e Mariza (Portugal). No dia seguinte, sexta-feira, actuam Costa Neto (Moçambique), Filipe Santos (São Tomé e Príncipe), Bana (Cabo Verde) e Ivan Lins (Brasil). E no sábado, último dia dos encontros, os espectáculos ficam a cargo de José Amaral (Timor), Maria da Fé e Rui Veloso (Portugal).
A ideia dos «Encontros Lusófonas», explica a organização no site da iniciativa, nasceu no «Fest in Bahia», evento cultural que chegou à sua oitava edição e «abraçou a proposta de intensificar a aproximação entre os povos falantes da língua portuguesa através do veículo de mais fácil divulgação e aceitação entre todas as camadas da sociedade: a música popular».(c) PNN Portuguese News Network - 14.03.2005