Quinze artistas moçambicanos vão apresentar, em Maputo, uma exposição evocativa da vida e obra vida do pintor Malangatana Nguenha, que no próximo ano será homenageado em Moçambique e Portugal pelo seu 70º aniversário.
A exposição, que será inaugurada na quinta-feira num novo recinto de cultura designado "Espaço Joaquim Chissano", é organizada pelo Banco Comercial Internacional e de Fomento de Moçambique (BCI), detido pelos bancos portugueses Caixa Geral de Depósitos (CGD), maioria, e Banco Português de Investimento (BPI).
Os 15 artistas moçambicanos, "irão fazer uma retrospectiva dos últimos 30 anos da vida e obra do pintor moçambicano, que transpôs fronteiras de Moçambique através das suas telas e de uma relação directa de convívio intelectual e artístico", refere um comunicado do BCI.
Entre os participantes contam-se os pintores Naguibe, Víctor Sousa, Butcheca, Carmen e Samate.
No âmbito da homenagem dos amigos de Malangatana, agendada para 2006, quando o pintor completar 70 anos, serão realizadas exposições e documentários sobre a vida de obra do artista.
Em Portugal, estas acções serão coordenadas pela Fundação Mário Soares.
A homenagem será também marcada pela conclusão das obras do Auditório de Matalane, da Fundação Malangatana e da Casa Museu Malangatana, projectos iniciados pelo artista, mas ainda não concluídos por falta de fundos.