Harare, 16/04 (Do enviado especial da Angop) - O primeiro-ministro angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, chega ao fim da tarde de domingo a Harare para, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, participar segunda-feira nas festividades do 25º aniversário da independência do Zimbabwe.
No quadro destas festividades, Fernando da Piedade participa, cerca das 20H00 (19H00 em Angola) deste mesmo domingo, na cerimónia em que serão homenageados os líderes dos países que compunham a então "Linha da Frente", designadamente, Angola, Zâmbia, Moçambique, Tanzânia e Botswana.
A cerimónia consistirá na outorga, a título póstumo, de medalhas em ouro da Ordem Real de Munhumutapa aos falecidos presidentes de Angola, Moçambique, Tanzânia e do Botswana, respectivamente António Agostinho Neto, Samora Moisés Machel, Julius Nyerere e Seretse Khama.
Com a mesma ordem, será igualmente distinguido o "pai" da independência da Zâmbia, Kennth Kaunda, pela contribuição de todos eles na luta pela independência do Zimbabwe e de outros países da África Austral.
Outras personalidades nacionais zimbabweanas também serão condecoradas, desta feita com a Estrela do Zimbabwe e a Ordem do Grande Zimbabwe, destacando-se entre elas Joshua Nkomo e Simon Muzenda, dois vultos da história da luta pela independência do país.
O primeiro-ministro angolano vai estar acompanhado, nesta cerimónia a ter lugar num dos hotéis de maior referência de Harare, de Maria Eugénia Neto e Irene Alexandre Neto, respectivamente viúva e filha do primeiro Presidente de Angola, bem como do deputado do MPLA à Assembleia Nacional, Paulo Teixeira Jorge.
Cerca de 16 Chefes de Estados - ou seus representantes - principalmente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), foram convidados a estar presentes nas cerimónias.
As festividades das "Bodas de Prata" vão culminar no Estádio Desportivo Nacional de Harare, na tarde de segunda-feira, com a disputa de uma partida amistosa de futebol entre as selecções femininas do país aniversariante e da Tanzânia, bem como outras actividades culturais e recreativas.