O caso continua em “segredo de justiça”
A recente detenção do delegado da BIC na Beira, Abdul Rachide Ahmad Esmail, continua a dar que falar na capital provincial de Sofala.
O seu advogado, Dr. Gilberto Correia, nega de pés juntos tecer quaisquer comentários alegando que o processo está em segredo de justiça. « De mim não vais arrancar nada», disse Correia perante a insistência do IMPARCIAL em tentar perceber o problema que envolve o seu constituinte. Abdul Esmail continua encarcerado nas celas da PIC. A Policia não avançou dados significativos, mas prontificou-se a coordenar com a nossa reportagem um possível
contacto com o arguido. Soubemos também que um dos “boss” da BIC se encontra na capital provincial de Sofala para tratar deste caso, que envolve outras pessoas de nacionalidade portuguesa e que, presumivelmente se encontram detidas em Maputo.
O delegado da BIC na Beira, que é bem conhecido nos meandros empresariais da Beira, é acusado de ter desencaminhado cerca de 4 biliões de meticais. A sua detenção ocorreu há dias numa das suas residências da Beira. Quando a estória explodiu, o homem em causa “sumiu” da circulação e chegou a aventar-se a hipótese de ter fugido do país. A sua localização chegou a estar a prémio de 30 milhões de meticais, em anúncios publicados no jornal “Diário de Moçambique”.
Há quem diga que se entregou à PIC e que nunca chegou a deixar a cidade da Beira. Novos desenvolvimentos sobre este caso nas próximas edições.
JOSÉ CHITULA, NA BEIRA – IMPARCIAL – 11.04.2005