O presidente de Moçambique, Armando Guebuza, reúne-se sexta-feira, em Pretória, com o seu homólogo sul- africano, Thabo Mbeki, na sua primeira visita como chefe de Estado ao país que mais investe na economia moçambicana.
Mais do que uma visita de cortesia, esta será uma oportunidade para os dois governos identificarem áreas de potencial investimento e cooperação bilateral.
Segundo o comunicado do executivo sul-africano hoje distribuído em Pretória, a curta visita de Armando Guebuza insere-se no quadro do "Economic Bilateral Meeting", um grupo de trabalho lançado em 1997 para "reforçar e consolidar as relações económicas bilaterais entre a África do Sul e Moçambique, no âmbito mais vasto da renovação africana e da construção de um mundo melhor".
As delegações ministeriais que participam nos encontros bilaterais vão assinar dois importantes acordos, um na área da indústria e comércio e um segundo que permitirá aos cidadãos de ambos os países atravessarem a fronteira comum sem necessidade de vistos consulares.
Com o presidente de Moçambique viajam os ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Interior, Transportes e Comunicações, Indústria e Comércio, Energia e Presidência.
Outras áreas em discussão no âmbito do encontro bilateral são a migração e trabalho, transportes e comunicações, ambiente e turismo, comércio e indústria e agricultura, salienta o comunicado.
Em apenas seis grandes projectos, a África do Sul investiu nos últimos anos em Moçambique 3,6 mil milhões de dólares. Entre estes projectos destacam-se o gasoduto que transporta gás natural entre Moçambique e a refinaria sul-africana da Sasol, em Secunda (1,4 mil milhões de dólares), a reabilitação de duas cervejeiras moçambicanas - na Beira e em Maputo - pela SAB Miller (no montante de 50 milhões de dólares) e o investimento de 63 milhões de dólares na açucareira de Maragra pela empresa sul-africana Illovo Sugar.
A fábrica de alumínio Mozal (primeira e segunda fase) foi outro grande projecto sul-africano em terras moçambicanas, que criou milhares de postos de trabalho e uma capacidade exportadora sem precedentes na História da indústria moçambicana.
Moçambique é o segundo maior destino para as exportações sul- africanas. Em 2004, Pretória exportou para Moçambique mercadorias avaliadas em 5,077 mil milhões de randes (634,7 milhões de euros), tendo importando daquele país no mesmo ano 204,8 milhões de randes (25,6 milhões de euros).
O presidente Guebuza e comitiva visitaram quarta-feira Angola, encontrando-se hoje em Botsuana, a segunda etapa do périplo regional do recém-eleito chefe de estado moçambicano, que termina sexta-feira na África do Sul.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 14.04.2005