* Divórcio unilateral está iminente, mas a cônjuge diz que não vai pactuar com as pretensões do marido a não ser que este explique as causas que vão ditar a separação
Eurico Dança
Ana Maria Arcângela Paulino Tomás (Anita), esposa do governador de Gaza ,Djalma Lourenço, que foi preterida do lugar de primeira dama daquela província em benefício da rival ora a gozar das comodidades que a nova vida no palácio lhe oferece, finca-pé na sua aposta de não deixar o marido cair em mãos alheias. Numa entrevista ao “Púnguè” Anita afirmou que não cederá sem que antes o marido lhe explique o motivo porque teria sido ignorada a ponto de não merecer a sorte de viver no palácio com aquele que neste momento é chefe do Executivo daquela província do sul do pais .
Segundo Anita, estranhamente, Djalma Lourenço terá telefonado a partir de Gaza para lhe comunicar que não deseja mais saber dela como sua esposa, rompendo uma união de cerca de 25 anos, se bem que ambos casaram oficialmente, sendo fruto da união cinco filhos. “Sempre estive do seu lado nas actividades políticas, pela qual mereceu confiança para ascender ao cargo de dirigente máximo da província de Gaza”.
A fonte recordou que Djalma Lourenço lhe teria levado da cidade de Chimoio, província de Manica, onde trabalhava, rumando com ela para a cidade da Beira, para juntos fazerem campanha eleitoral das autárquicas de 2003, da qual concorreu como candidato da Frelimo, tendo-a apresentado em comícios como sua esposa.
“Isto é sabido por todos até mesmo o partido Frelimo na Beira”, disse, tendo acrescentado, “não sei o quê Djalma terá contado que serviu de mentira a ponto da direcção do partido de “batuque e maçaroca” vir a concordar com esta atitude anti-social, anuindo, em silêncio, que ele é casado com aquela moça que hoje é primeira dama ”.
A fonte, que lamentou a forma como Djalma terá abandonado a casa, isto é sem deixar rasto, afirmou esperar que o assunto seja objecto de análise do partido Frelimo que pode ajudar na busca de uma saída ao imbróglio que vem desde Março, ou seja antes que o caso chegue às instâncias judiciais.
A fonte que temos vindo a citar confessou ao Púnguè que Djalma Lourenço a pesar de estar distante dela continua a ser seu esposo.
Falou com ela pelo telefone no dia 14 do corrente mês, tendo ele dito que instruiria o seu advogado para junto da Anita tratar sobre a separação que vai culminar com a divisão dos bens.
“Nunca irei aceitar as pretensões do meu marido sem antes de um frente-a-frente o governador de Gaza lhe explicar sobre o que teria falhado a ponto de ele decidir pela esquisita partida” — sublinhou Anita.
A se efectivar o divórcio que Djalma pretende destacam-se entre os bens a serem divididos entre as partes uma casa construída na cidade de Chimoio, província de Manica, uma viatura, duas quintas, além de imóveis.
Informações em poder do semanário Púnguè dão conta que o governador de Gaza, Djalma Lourenço, está com pretensões de comprar uma casa na zona dos Pioneiros na cidade da Beira por 350 milhões de meticais para albergar a esposa renegada e filhos, porque a residência que estes ocupam é paga pelo Estado, prevendo-se que o contrato expire dentro de um mês.
SEMANÁRIO PÚNGUÈ – 28.04.2005