João Craveirinha
email: [email protected]
…Et in Pulverem Reverteris. Tradução livre do Latim clássico: “Lembra-te, Homem, que és Pó e em Pó te transformarás”. Esta máxima tem a ver com o tema de hoje sobre DEUS. Deus no conceito cosmogónico da criação dos Mundos que gera vida...do Átomo – porção mais pequena da matéria – Protão (positivo), Electrão a “Mãe” que liga os átomos nas moléculas –, os “filhotes” átomos Neutros. Na Célula – unidade que dá forma aos corpos dos seres vivos. Na Fotossíntese – processo de equilíbrio ambiental através da LUZ SOLAR incidindo no verde das plantas na absorção do dióxido de carbono (tóxico) e libertação de oxigénio na Natureza – a Clorofilina. E temos os Aminoácidos, simplificando diríamos – ácidos orgânicos da natureza em “fermentação” numa reciclagem constante em círculo vicioso. As explosões das Estrelas supernovas no Espaço, criadoras de Sois e do nosso SOL que nos ilumina o dia e nos dá Calor, Amor, Vida, através da junção Ying (feminino) + Yang (masculino), forças da essência da VIDA segundo a Filosofia Chinesa ou “Electron, Proton, Neutron”, feminino, masculino e “filho”. A unidade dos contrários que se complementam…a TRINDADE: CALOR = AMOR = VIDA. Despertando os seres vivos na Primavera para a procriação através da sexualidade continuando essa busca permanente entre os seres Humanos…muitas vezes em descontrolo “forçados” pela chama que queima dentro do instinto…essa força Cósmica que nos faz impelir para a “Vida” em desequilíbrio muitas vezes devido à “avidez” e busca desse “flash” fugaz de prazer sem Paz que sobrevêm depois do acto sexual…No entanto pleno de Harmonia quando em sintonia.
…A Lua que “controla” as marés, os ciclos periódicos femininos da fertilidade (4 fases lunares x 7 dias da semana). A Lua que “manipula” as mentes dos mentalmente mais sensíveis num processo de reflexão indirecta da Luz Solar em “segunda mão”. Mas apesar de todo este ciclo de Vida ao nosso redor, nem reparamos nela, porque não paramos para pensar na Vida como um TODO por nos esquecermos do essencial – DEUS – no sentido de uma HUMANIDADE em EQUILÍBRIO com a Natureza Superior dos átomos de cada corpo físico e psíquico, num Hino à VIDA. O nosso corpo é o nosso TEMPLO Sagrado que devíamos manter limpos por fora e por dentro com o que ingerimos e pensamos. Se olharmos, do alto de uma Montanha para a Natureza muito abaixo de nós e para o Céu Cósmico Infinito muito acima, verificamos o quanto pequeníssimos e mesquinhos somos na ambição de ter muito mais do que os outros sem mérito próprio, porque terá faltado o ESPÍRITO Humano de Solidariedade e prevaleceu a Cobiça e a Avareza. (FIM)
-------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje para variar há uma visita neste espaço do Jornal. Trata-se do convidado Isaac BIGIO com um tema muito actual.
Terri: Terrível Final
Pobre Terri. Depois de ter sua morte cerebral declarada, seu corpo foi motivo de uma guerra noticiada na maior parte dos jornais do planeta. Ao morrer fisicamente, seu corpo não descansa em paz, ainda haverá a autópsia que deve dar segmento às disputas. Terri foi um campo de batalha entre dois grupos. De um lado, os liberais, que defendem o direito de cada mãe de decidir sobre a vida de um feto indesejado ou de uma pessoa que não tem cura a seguir vivendo em estado vegetativo. No outro lado, estão os conservadores religiosos cuja oposição ao aborto e a eutanásia pretende evitar o triunfo de alguns candidatos liberais – como Kerry. Bush politiza o caso insistindo para que os contrários à eutanásia sigam ‘trabalhando em favor da vida’. Muitos de seus seguidores qualificam a morte de Terri como um assassinato, porém, apoiam os bombardeios que a potência tem feito sobre milhares de crianças e indefesos no Iraque, Afeganistão, Indochina, incluindo as bombas atómicas contra civis japoneses há 60 anos.
In blog Revista Amanhã nº 207 Janeiro / Fevereiro -http://amanha.terra.com.br/secoes/bigio/20050331.asp
Isaac Bigio é analista internacional. Foi professor de política brasileira e latino – americana na London School of Economics. Tem uma coluna diária no jornal Correo, o diário em espanhol de maior circulação no hemisfério sul, e escreve para dezenas de meios de comunicação dos cinco continentes. Link: www.bigio.org … Ler mais crónicas suas nos saites –http://www.bigio.org/seccion.asp?IDSeccion=75 e http://amanha.terra.com.br/secoes/bigio/todas.asp
CORREIO DA MANHÃ(Maputo) - 07.04.2005