O mandatário Hélder Proença formalizou junto do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau, esta terça-feira, a candidatura de João Bernardo 'Nino' Vieira às presidenciais de 19 de Junho próximo. Paulo Marcelino CORREIO DA MANHÃ - 19.04.2005Tal como estava previsto, o mandatário presidencial de 'Nino' Vieira formalizou a candidatura do antigo presidente em Bissau ao final da manhã de hoje, mais precisamente às 12h10 (13h10 em Lisboa), confirmou o CM On-line em contacto feito para a capital guineense.
Segundo a fonte contactada, cerca de mil pessoas juntaram-se em manifestação de apoio no momento em que o mandatário entregava os documentos necessários ao STJ guineense.
Na ocasião, Hélder Proença leu uma carta escrita pelo próprio 'Nino, na qual o antigo presidente agradeceu o apoio da população na visita que fez a Bissau no passado dia 7. Na missiva, 'Nino' referiu que decidiu candidatar-se "para mudar o estado de coisas no país" e que o fez por solicitação da sociedade civil e após consultar familiares e amigos.
Hoje terminou o prazo para apresentação de candidaturas presidenciais junto do Supremo Tribunal de Justiça em Bissau. O CM On-line confirmou que foram apresentadas 21 candidaturas. O STJ tem agora 8 dias para analisar os documentos e publicar a lista definitiva de candidatos. As eleições estão marcadas para 19 de Junho e a campanha eleitoral começa 21 dias antes.
LISBOA REAGE
Fonte próxima do ministro português dos Negócios Estrangeiros, contactada pelo CM On-line, confirmou já haver conhecimento em Lisboa sobre a formalização da candidatura presidencial de 'Nino' Vieira em Bissau e adiantou que o ministro Freitas do Amaral dará uma conferência de Imprensa às 17h30, para se pronunciar sobre o assunto.
Em causa está o estatuto de 'Nino' Vieira como exilado político em Portugal. Ontem, Freitas do Amaral declarou publicamente nada saber sobre as intenções do antigo presidente guineense. Esta manhã, o ministro voltou a comentar a questão, afirmando: "Se houver uma apresentação de candidatura é óbvio que não faz qualquer sentido manter uma situação de exilado político". Na ocasião, Freitas do Amaral garantiu que o Governo "reagirá imediatamente" à formalização da candidatura presidencial de 'Nino' na Guiné-Bissau.
'NINO' PEDE SUSPENSÃO
Ao final da tarde, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal havia de emitir um comunicado, anunciando que 'Nino' Vieira pediu a suspensão do seu estatuto de exilado político, em carta enviada ao ministro Freitas do Amaral.
LUANDA PREOCUPADA
Freitas do Amaral pronuciou-se esta manhã sobre a (então) eventual candidatura de 'Nino' durante uma conferência de Imprensa conjunta com o seu homólogo angolano, em Lisboa. O ministro angolano dos Negócios Estrangeiros, João Miranda, manifestou preocupação em relação à candidatura presidencial de 'Nino', afirmando tratar-se de uma situação que deve ser "acompanhada com especial atenção, para evitar o descarrilamento do processo" de transição política após o último golpe de Estado em Bissau.