EM CONSELHO NACIONAL ALARGADO
Arranca hoje em Maputo o Conselho Nacional da Renamo, que entre várias questões, deverá confirmar a indicação do novo secretário-geral da maior e principal força da Oposição política em Moçambique.
Desta vez o CN da Renamo, que termina no próximo domingo, será alargado aos representantes de todas as delegações políticas provinciais, membros indicados pela Renamo na Comissão Nacional
de Eleições e representantes do secretariado geral daquele partido, que terão direito à palavra quando lhes for solicitada a intervenção em matérias que lhes digam respeito.
Fonte ligada à organização do encontro confirmou ao IMPARCIAL que a reunião do Conselho Nacional da Renamo começa às 9 horas de hoje, sexta-feira, no Hotel Tivoli na baixa da cidade de Maputo.
Entretanto, até ontem, era dado como certa a indicação do ex-general da antiga guerrilha moçambicana, Ossufo Momad, como um dos prováveis nomes a ser sugerido pelo líder da "perdiz", Afonso Dhlakama, para o cargo de secretário-geral da Renamo, apesar do próprio alegar que ainda não estava informado sobre o assunto.
Outro ponto de destaque na agenda deste Conselho Nacional da Renamo, será a apresentação de novos assessores do presidente Afonso Dhlakama, que futuramente deverão auxiliar o dirigente máximo da Renamo no desempenho das suas funções.
A lista de prováveis assessores de Dhlakama é extensa, e inclui académicos formados em várias especialidades, alguns antigos companheiros do líder da "perdiz" na guerrilha e outras individualidades que desempenharam várias funções naquela organização.
Ao que soubemos, os referidos assessores deverão integrar um gabinete que vai funcionar como um governo sombra.
Um outro assunto forte, que consta na agenda do referido encontro, tem a ver com o balanço das últimas eleições gerais, cujos resultados oficiais deram a vitória ao eterno adversário da "perdiz" - a Frelimo e o seu candidato à Ponta Vermelha, Armando Guebuza. Neste ponto de agenda poderão rolar algumas cabeças.
JOSÉ CHITULA E REDACÇÃO – IMPARCIAL – 15.04.2005