Para Cumprimento do Plano Quinquenal
· Defende 1º secretário provincial Luciano Augusto
As administrações dos distritos, sobretudo em Nampula, devem ser lideradas por membros seniores do Partido Frelimo, por forma a facilitar o cumprimento integral do plano quinquenal
do governo.
O pronunciamento foi feito por Luciano Augusto, primeiro secretário daquela formação política ao nível da província de Nampula, que falava à margem de um encontro de quadros da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), das províncias de Nampula, Cabo Delgado Niassa e da Vizinha Zambézia, num total 80 participantes, que teve o seu inicio ontem e prolongar-se-á até amanhã.
Augusto afirmou que tal facto tem em vista a articulação dos órgãos sociais de base, nomeadamente a OJM, OMM, ACLLM, com os administradores distritais face à difusão das mensagens sobre os principais problemas que enfermam a sociedade para que sejam expandidas para as regiões mais recônditas, sem “perturbações”. As últimas eleições foram ganhas pela Frelimo, por isso temos que apetrechar, nos cargos de chefia, homens de nossa confiança para defender os nossos ideais, e para fazer cumprir o nosso manifesto eleitoral. Defendeu Augusto.
Por seu turno, Filipe Paúnde, governador da província, intervindo na ocasião, observou que a formação da juventude, sobretudo da que está ligada à OJM, constitui um investimento destinado a colher resultados positivos no futuro, com destaque para o seu envolvimento nos processos eleitorais, e no combate cerrado contra o HIV/SIDA, pandemia em que ela é tida como a mais vulnerável.
Paúnde instou a juventude a envolver-se no combate à pobreza absoluta em que a maioria de moçambicanos encontra-se mergulhada.
Devem aprofundar a problemática do desemprego, HIV/SIDA, entre outros males. Aconselhou Paúnde.
Num outro desenvolvimento, Francisco Anastácio, Chefe do Departamento Central de Formação do Partido Frelimo, falando ao nosso jornal, refutou as alegações que dão conta de que a OJM é somente valorizada por ocasião dos pleitos eleitorais, sustentando que a situação deve-se ao facto das acções daquele órgão social serem menos visíveis noutras alturas. O partido definiu como prioridade da juventude, o seu envolvimento nos processos eleitorais. Observou a fonte.
Por outro lado, Francisco Anastácio precisou que na formação em curso será integrada a problemática do HIV/SIDA para que os jovens possam aprofundar a disseminação de mensagens e encontrar as respostas através da realidade local.
Refira-se que estão presentes na reunião quadros do Comité Central do “batuque e Maçaroca”, deputados da Assembleia da República pela bancada da Frelimo, entre outros.
WAMPHULA FAX – 17.05.2005