O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi hoje escolhido para suceder ao holandês Ruud Lubers como Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, anunciou em conferência de imprensa, no Palácio das Necessidades, em Lisboa, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral.
Dirigiu o Governo de 1995 a 2000 e é desde Novembro de 1999 presidente da Internacional Socialista, organização mundial de partidos sociais-democratas, socialistas e trabalhistas.
No fim do ano 2000, o «Réseau Voltaire», biblioteca electrónica, publicou informações afirmando que António Guterres era membro supra-numerário da Opus Dei. Guterres teria aderido à Opus Dei no fim da adolescência, muito antes de pensar sequer em entrar no Partido Socialista; mas este assunto nunca chegou a ser cabalmente esclarecido, apenas se sabendo que é um indivíduo de profunda formação cristã. Lubers demitiu-se do cargo depois de ter sido acusado por uma funcionária de lhe ter movido assédio sexual.
Jorge Heitor - 24.05.2005