Exploração de gás natural
Negociadores australianos e timorenses chegaram esta sexta-feira a um princípio de acordo para a exploração das reservas de gás natural no subsolo do Mar de Timor.
O ministro australiano dos Negócios Estrangeiros disse que o novo acordo concede mais 2 mil milhões a 5 mil milhões de dólares para Timor Leste. Alexander Downer manifestou ainda a convicção de que não serão necessárias mais rondas de negociações bilaterais, bastando que os parlamentos dos dois países ratifiquem o acordo.
O acordo, obtido após dois dias e meio deb negociações em Sydney, cria a chamada zona de exploração Sunrise e conclui um difícil processo negocial iniciado em Abril do ano passado. A questão fundamental que permitiu chegar ao acordo foi resolvida em Díli, há duas semanas, quando os timorenses se comprometeram a adiar por 60 anos a demarcação da sua fronteira marítima no Mar de Timor, em troca por maior compensação financeira.
Essa compensação foi quantificada pelo ministro Downer como ficando entre os 2 mil milhões e os 5 mil milhões de dólares. O campo de exploração de gás natural no Mar de Timor, com 62 mil quilómetros quadrados, vai ser implementado numa zona mista, ficando 20 por cento em águas territoriais timorenses e 80 por cento em águas australianas. As receitas da exploração vão ser divididas à razão de 90% para os australianos e 10% para os timorenses.
CORREIO DA MANHÃ - 13.05.2005