O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, visita oficialmente Moçambique, a convite do presidente do país, Armando Guebuza, no final de Junho, disse hoje à Agência Lusa fonte da representação da UE em Maputo.
Na segunda-feira, durante as cerimónias de comemoração do dia da Europa, o delegado da Comissão Europeia no país, Pinto Teixeira, anunciou que Durão Barroso tinha aceite o convite de Guebuza para visitar o país, devendo fazê-lo em breve.
Segundo a representação da UE em Maputo, a deslocação do ex- primeiro-ministro português ocorrerá no final de Junho, decorrendo de momento o acerto de datas para a primeira visita de um presidente da Comissão Europeia a Moçambique no âmbito das relações bilaterais.
A Comissão Europeia e o conjunto dos países da UE são os principais parceiros na cooperação com Moçambique, contribuindo com cerca de 90 por cento da ajuda internacional concedida directamente ao Orçamento de Estado do país.
O programa de cooperação da Comissão Europeia com Moçambique até 2007 foi recentemente reforçado em 205 milhões de euros, sendo o país africano do grupo ACP (África, Caraíbas e Pacífico) que recebe o maior volume de financiamentos do Banco Europeu de Investimentos.
Entre outros projectos, a UE financiou e apoiou politicamente a realização das terceiras eleições gerais multipartidárias de Dezembro e actualmente encontra-se empenhada na construção da ponte sobre o rio Zambeze, num projecto financiado pela Comissão Europeia, Itália e Suécia.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 10.05.2005