Mais de 100 moçambicanos e alguns portugueses residentes em Moçambique partem sexta-feira para Lisboa para assistir aos jogos de futebol Benfica-Sporting e Sporting-CSKA, este da final da Taça UEFA, numa inédita excursão de uma agência de viagens de Maputo.
A viagem organizada para assistir ao chamado jogo do título da Superliga portuguesa e à final da Taça UEFA é a primeira do género que se realiza no país e suscitou um elevado interesse entre os adeptos.
"A maior parte dos participantes são moçambicanos, mas também alguns portugueses mostraram interesse", disse à Agência Lusa o director-geral da empresa, Vali Hassan.
A agência de viagens "criou pacotes especiais que incluem bilhetes de jogos, de transporte aéreo de ida e volta, pequeno almoço e transfers, avaliados em 1.100 euros e que esgotaram em pouco tempo, principalmente, após a qualificação do Sporting para a final da Taça UEFA", frisou Hassan.
Em Moçambique, o futebol português é seguido a par e passo, sendo transmitidos em canal aberto por estações do país a maioria dos jogos da Superliga portuguesa e das competições estrangeiras em que participam equipas portuguesas.
A fraca qualidade do futebol moçambicano, há largos anos arredado das fases finais das competições internacionais a nível de selecção e de clubes, é apontada como uma das razões para o grande interesse pelo campeonato luso e para o facto de muitos serem adeptos "em primeiro lugar" de um clube português, nomeadamente do FC Porto, Benfica ou Sporting.
AFRICANIDADE - 13.05.2005