O Instituto Camões em Maputo realiza de dia 23 a 26 jornadas de língua portuguesa sob lema "Dinâmica do Português em Moçambique", para avaliar a situação da língua portuguesa no país, foi hoje anunciado.
As actividades contarão com a participação de docentes da Universidade Eduardo Mondlane, a maior instituição estatal do ensino superior em Moçambique, e da Universidade Pedagógica.
Ao longo das jornadas serão apresentadas palestras com temas sobre o processo de implementação do português em Moçambique, o ensino e aprendizagem da língua portuguesa e as formas como se realizam os estágios pedagógicos do curso do português na província de Nampula, norte do país.
O ensino e a aprendizagem do português, com propostas para o Ensino Básico, e aspectos ligados à renovação lexical do português falado na cidade da Beira, capital provincial de Sofala, Centro do país, serão outros dos temas em análise, segundo um comunicado do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Maputo.
A auto-correcção de erros em trabalhos escritos em português, as práticas pedagógicas, e as mudanças linguísticas no português falado em Moçambique serão também abordados durante as jornadas de língua portuguesa.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 13.05.2005