O governo italiano vai disponibilizar 20 milhões de euros para a construção da ponte sobre o rio Zambeze, uma infra-estrutura que irá permitir a ligação entre o centro e o norte do país.
O embaixador da Itália em Maputo, Guido Larcher, que fez terça- feira o anúncio, afirmou que o apoio é uma resposta do seu governo a um pedido feito por Moçambique, para a concessão de ajuda, tendo em vista a edificação desse empreendimento.
A Itália junta-se ao Japão e à Suécia, que também já se comprometeram a apoiar a construção da ponte sobre o rio Zambeze.
Segundo dados do Ministério das Obras Públicas e Habitação de Moçambique, a ponte sobre o rio Zambeze terá 16 metros de largura, 2376 metros de comprimento, quatro faixas de rodagem e o seu custo está orçado em 80 milhões de dólares.
O governo moçambicano vai lançar em breve um concurso público para a selecção do empreiteiro que vai executar a obra, paralisada em 1971, primeiro, devido ao conflito anti-colonial, e mais tarde por causa da guerra civil, que terminou em 1992.
A construção da ponte irá aliviar as dificuldades que enfrentam as populações do centro e norte do país para se deslocarem entre regiões, bem como dinamizar os fluxos comerciais entre o centro e o norte.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 29.04.2005