O XV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa ocorre em Lisboa, nos dias 22, 23, 24 e 25 de Maio, é organizado pela Universidade Técnica de Lisboa, tendo como tema central os “Novos Desafios no Espaço do Ensino e Investigação dos Países de Língua Portuguesa”.
O objectivo principal do Encontro é a dinamização de projectos convertendo-os em desafios mobilizadores das Instituições de Ensino Superior e Investigação do Espaço da Língua Portuguesa, contribuindo, deste modo, para a efectiva colaboração multilateral e para a afirmação da AULP como parceiro da C. P. L. P. na fileira da Educação, Ciência e Cultura.
Estão presentes no XV Encontro representantes de várias Instituições de Ensino Superior e Investigação de todos os países de língua portuguesa e de Macau, além de observadores da União Européia e da Espanha.
De Angola estão presentes representantes da Universidade Agostinho Neto, o Instituto de Investigação Agronómica, Instituto Superior Privado de Angola,Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Do Brasil estão presentes representantes da Alfabetização Solidária(S. Paulo),Centro de Gestão e Estudos Estratégicos(Brasília), Embrapa Amazónia Oriental-Universidade Federal do Pará, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo,Faculdades Integradas do Brasil,Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Brasília,Universidade de Franca(S Paulo), Universidade de Itaúna(Minas Gerais), Universidade do Estado Rio Grande do Norte,Universidade Estadual de Campinas,Universidade Estadual de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais,Universidade de Pelotas,Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade do Pará,Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UNiversidade Federal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,Universidade Salgado de Oliveira,Universidade do Vale do Rio Doce.
De Cabo Verde estão representados a Comissão Nacional para a Instalação da Universidade de Cabo Verde, Institituto de Estudos Superiores isidro da Graça,Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário,Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais,Instituto Superior de Educação.
Da Guiné-Bissau estão representados o Gabinete de Estudos Estratégicos e Política Internacional,Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação.
De Macau estão representados o Instituto de Formação Turística, Instituto Internacional de Macau, Instituto Politécnico de Macau, Universidade Aberta Internacional da Ásia, Universidade de Macau.
De Moçambique estão representados o CIAT, Instituto Superior Politécnico e Universitário de Moçambique,Universidade Eduardo Mondlane,Universidade Pedagógica.
De Portugal estão representados Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebal, CIAL-Centro de Línguas, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Fundação das Universidades Portuguesas, Fundação Mário Soares, Gabinete de RElações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior, Instituto Camões, Instituto de Investigação Científica e Tropical,Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico de Coimbra,Instituto Politécnico de Lisboa,Instituto Politécnico de Setubal, Instituto Politécnico de Tomar,Instituto Politécnico do Cávado e do Ave,Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Viseu, Múltiplo Conhecimento, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Universidade Aberta, Universidade CAtólica Portuguesa, Universidade da Beira Interior, Universidadde de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora,Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade Lusófona de Humaniaddes e Tecnologias, Universidade Nova de Lisboa.
De São Tomé e Príncipe estão representados o Instituto Superior Politécnico de S. Tomé e Príncipe, Ministério da Agricultura.
De Timor está representada a Universidade Nacional de Timor Leste.