Em Missão de Voluntariado
Cerca de cinco mil jovens de diferentes nacionalidades estarão em Moçambique, de 27 de Dezembro a 7 de Janeiro, numa missão de voluntariado e de troca de experiências.
Para além de visitarem alguns locais históricos, a missão, baptizada pelo nome de Jamboree Africano, vai ajudar as populações rural e urbana a ultrapassarem alguns dos principais problemas que as inquietam, com destaque para a erosão , lixo, entre outros males.
Leonardo Adamowicz, Escuteiro- chefe nacional, disse que os jovens vão aproveitar o momento
para promoverem debates sobre vários temas, bem como realizar festivais de praia, jogos de orientação, enquadrados naquilo que apelidou de “Aldeia Global de Desenvolvimento”.
Nós temos algumas prendas que nos propomos a oferecer á pátria. O combate à malária, lepra e violência doméstica é uma delas e a outra é o Jamboree Africano 2005. Disse Adamowiczi, em entrevista a este bissemanário.
Para o efeito, a fonte disse que foram já convidadas 42 associações escutistas de todo o mundo, com destaque para América Latina, Ásia, Europa e África. Moçambique, na sua qualidade de anfitrião, vai participar no jamboree com cerca de mil jovens - escuteiros das onze províncias.
A Aldeia Global de Desenvolvimento reúne jovens dos 14 aos 18 anos de idade para, em conjunto, discutirem melhores formas de participar em programas de desenvolvimento dos seus países e na redução de situações que atentam contra o bem estar das populações. Este é o quinto jamboree que se realiza ao nível do mundo, devendo acontecer pela primeira vez na África subsahariana.
WAMPHULA FAX – 28.06.2005