(Chimoio) O director-adjunto da direcção Provincial de Finanças de Manica, Florindo Vissai confirmou ao “vt” o desvio de mais de 300 milhões de Meticais, alegadamente protagonizado por um dos funcionários da instituição e identificado por Orlando Jamarques Nhampule, que se encontra detido na Cadeia de Máxima Segurança, vulgo Cabeça de Velho. (ver “vt” nº 844 de 14.06.05- DESFALQUE NAS FINANÇAS- Funcionário acusado detido).
Segundo Vissai, o funcionário em causa e por sinal chefe da tesouraria na direcção de finanças, “congelava os cheques que se destinavam ao pagamento de salários públicos e procedia a transferência de dinheiro para contas bancárias de estranhos”e acrescentando que “estas operações eram feitas em estrita colaboração com responsáveis administrativos de algumas instituições do Estado com os quais, partilhavam dividendos dos valores”.
Conforme Vissai, “com este procedimento do funcionário Nhampule, alguns funcionários ficaram meses sem os seus ordenados na sequência da falta de liquidez nas contas das suas instituições, embora os respectivos administrativos tivessem confiado o processamento de folhas por parte da repartição de finanças da Direcção Provincial de Educação e Cultura de Manica (DPECM)”.
Por outro lado, outros dados em nosso poder indicam que um número de professores no centro de formação de professores primários em Chimoio, reclamam o dinheiro referente a três meses de salários em atraso.
O nosso interlocutor sublinhou que “o funcionário em causa será alvo de dois processos, um pelo crime cometido e outro disciplinar, com o risco de ser afastado do quadro de pessoal no Aparelho do Estado”.
Nas investigações que estão a ser encetadas e de acordo com a fonte que citamos, o funcionário acusado distancia-se da rede de colaboradores nestas operações atinentes ao desvio de fundos do erário público. (Luís Fernandes)
VERTICAL - 21.06.2005