O Alto nível de solicitação de Bilhetes de Identidade (BI´s) com base em documentos falsos, como sejam certidões de nascimento e fotocópias integrais de assento de nascimento, está a condicionar a emissão de novos documentos de identificação em tempo normal.
Deu a conhecer segunda-feira o director nacional de Identificação Civil, Hélder Miguel dos Santos. Acrescentou que, somente na cidade de Maputo, o Posto Nº 1 regista uma média diária de 10 pedidos de BI´s com base em documentos não autênticos.
Miguel dos Santos falou de milhares de casos de pedidos pendentes e reprovados por terem apresentado documentos falsos ou falseados. `Estamos muito preocupados, porque nos últimos meses temos verificado um recrudescimento destes casos´, disse.
O director deu esta informação quando convidado a explicar as razões que ditam o atraso na entrega dos bilhetes de identidade aos cidadãos. Segundo ele, é preciso fazer uma triagem antes de emitir os documentos.
Para ele, estão envolvidos neste negócio funcionários do Estado e outras pessoas que não têm a noção do impacto do crime que estão a cometer. A punição por falsificação de BI´s varia de dois a oito anos de prisão.
NOTÍCIAS(Maputo) - 24.06.2005